
Para receber o equipamento, no valor de R$7.500 mil, o município ficou responsável por enviar um profissional da área da saúde para receber a capacitação necessária para a realização dos exames e o manuseio do microscópio.
Os pacientes com a doença são atendidos pela própria Unidade de Saúde do município, que fornece os medicamentos e tratamento totalmente gratuito.
Para fazer a detecção da Tuberculose, causada pelo vírus bacilo de Koch, é feito o exame de escarro, depois com o material recolhido, é enviado para o laboratório de referência do município. Com o novo microscópio, os exames serão feitos na própria cidade. “Isso vai facilitar o nosso trabalho. O município poderá investir com maior intensidade na busca ativa de pacientes silenciosos, que não achavam necessidade de fazer o exame”, disse Imaculada Conceição Magalhães, secretária Municipal de Saúde.
Em Queluz, o indicador de pacientes com a doença é baixo. “A Tuberculose é uma doença que tem cura, entretanto é letal. O fato de que possamos diagnosticar com maior rapidez a doença, nos ajuda no seu controle logo de início. Mas é importante a pessoa ficar atenta aos sintomas e procurar a Unidade de Saúde”, alerta Imaculada.
A tuberculose é uma doença que afeta vários órgãos do corpo, mas principalmente os pulmões. É transmitido pelo ar, quando o paciente tosse, fala ou espirra. Os principais sintomas são tosse prolongada, cansaço, emagrecimento, febre e sudorese noturna. Em 1993, a OMS declarou a tuberculose como uma emergência global.
0 comentários:
Postar um comentário