A MELHOR FOLIA DA REGIÃO ASSOCIADA AS BELEZAS NATURAIS DA CIDADE
A cidade de Queluz é uma boa alternativa para quem quer descansar e passear durante o dia e curtir o melhor carnaval da região durante a noite.
O “Carnaval do Manecão” que anima as cinco noites de folia na cidade, não é o único atrativo que a cidade oferece, para quem resolver ficar por lá durante o feriado.
Conhecida por seus inúmeros atrativos turísticos naturais e históricos, a cidade revela suas lindas cachoeiras, trilhas, montanhas, fazendas e prédios históricos e o charme e tranquilidade típica do município. Cercada pela Serra da Mantiqueira, cortada pelo Rio Paraíba do Sul, pela linha férrea e pela Rodovia Presidente Dutra. Com hotéis e pousadas, restaurantes e muitos outros atrativos.
Conheça alguns pontos turísticos da cidade.
PRÉDIO DO GRUPO ESCOLAR
Projetado em 1913 pelo Engenheiro Isac Pereira Garcez, do Departamento de Obras Públicas. O prédio foi construído em 1915.
Já foi utilizado também como Quartel General das tropas Paulistas durante a Revolução Constitucionalista de 1932. Possui dois pavimentos, sendo o inferior um porão utilizável.
Estilisticamente, insere-se no contexto eclético que define a arquitetura das Escolas Paulistas do início do período Republicano.
IGREJA MATRIZ
.jpeg)
Construída com taipa de pilão.
O primeiro lugar que houve nesta Aldeia, destinado para a celebração dos Santos Mistérios, foi um oratório de quarenta e cinco palmos de comprimento e trinta de largura, em que se incluía a Capela e o âmbito para os assistentes, sacristia e batistério.
Em 20 de novembro de 1803, o Padre Francisco da Costa Moreira, visitador da Comarca por designação de D. Mateus Abreu Pereira, benzeu solenemente o seu âmbito como a sacristia, e lugar da Pia Batismal, em presença do Reverendo Pároco Francisco das Chagas Lima, Clero e povo, passando o Oratório a denominar-se Igreja Matriz de São João de Queluz.
Junto à porta desse oratório situava-se o cemitério com trinta palmos "em quadra", que foi bento pelo Padre Francisco das Chagas Lima, no dia 13 de maio de 1803.
PONTE GOV. MÁRIO COVAS
Construída um pouco acima da ponte metálica que foi dinamitada durante a Revolução de 32, é um vigoroso amplexo de um só arco magnífico, inaugurada em 1937.
FAZENDA RESTAURAÇÃO
Marco imponente de uma época. Construída em 1867, por Teodoro Carlos da Silva, influindo assim em todas as edificações das décadas de 50 e 60, já período de ouro da cafeicultura local. O nome Restauração foi escolhido por Teodoro Carlos da Silva querendo homenagear nosso Imperador, presente nas recordações do pai e do avô anfitrião, atentou para o cometimento político da restauração da legalidade monárquica portuguesa, último gesto de bravura de D. Pedro I do Brasil e IV de Portugal.
SOBRADO ONDE RESIDIU O GRANDE EMPRESÁRIO DO CAFÉ:
Belíssima casa onde residiu um dos maiores plantadores do café, o Ex-Prefeito Francisco Thomaz da Silva. Construída no primeiro quartel do século XX, em estilo neoclássico.
CASA DE MALBA TAHAN:
Construção térrea datada de 1860, feita de taipa de mão, madeira lavrada e telhado com telhas de coxa. Nela morou por muitos anos a família Melo e Souza, da qual faziam parte os irmãos escritores Júlio César de Mello e Souza, que se consagrou sob o pseudônimo de Malba Tahan, e João Batista de Mello e Souza. Nesta casa no último quartel do século XIX, o pai de Malba Tahan fundou a primeira Escola particular da cidade.
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
Estação Ferroviária, a primeira do Estado de São Paulo, a ser aberta ao tráfego em 1874 pela Estrada de Ferro D. Pedro II.
Foi desta Estação que o trem blindado fez a sua estréia na revolução de 32: saindo de Queluz, aparece ele de surpresa fazendo “uma incursão diabólica nas linhas inimigas em direção ao Rio de Janeiro”.
“Causou pavor entre os ditatoriais, que abandonaram as suas posições, as quais infelizmente não puderam ser retomadas pelos nossos; como sempre, faltavam tropas frescas aos paulistas”.
(Fontes: A Revolução de 32, Hernani Donato, 1982; Max Vasconcellos, 1928).
Narra-se que a estação inicial foi consumida por fogo. Por isso, em 1874, novo prédio ali foi construído, bastante amplo, de estilo sóbrio, com janelas altas e grandes varandas que constituíam área de chegada pelo lado da rua e plataforma de embarque e desembarque de frente para a linha.
No século anterior, até a década de 60, era o local de encontro da sociedade e de visitantes, principalmente nos horários previstos para a chegada e saída dos trens de passageiros.
PRÉDIO DO FÓRUM
.jpg)
Construído em 1900, para ser a Cadeia Pública. Seu primeiro juiz foi o Dr. Francisco de Paula Oliveira Borges, filho do Visconde de Guaratinguetá. Localizado na Praça Portugal, 174, prédio pertencente ao Governo do Estado de São Paulo.
PRÉDIO CENTRO CULTURAL MALBA TAHAN
Construído em 1824, possui dois andares, feito de alvenaria de pedra bruta e lavrada; madeira lavrada; taipa de pilão e taipa de mão. Em estilo colonial, possui 20 janelas e 21 cômodos. Na parte externa um jardim com aproximadamente 1.800 m². Construído inicialmente para ser Casa Paroquial e posteriormente também como Santa Casa de Misericórdia.
PONTOS NATURAIS
O marco geodésico instalado na Pedra da Mina, determina o ponto mais alto da Serra da Mantiqueira, com exatos 2797 metros de altitude. É a mais alta montanha de rocha alcalina das Américas e o quarto maior em altitude do Brasil, sendo o mais alto do estado de São Paulo.
Rios límpidos e cachoeiras exuberantes emolduram esta região privilegiada por natureza.
Marambaia, região onde poços e cachoeiras oferecem aos visitantes todo o deslumbre da natureza intacta associada a uma infraestrutura de hospedagem e lazer, adaptada ao conforto e bem estar dos turistas.
0 comentários:
Postar um comentário