Foi inaugurado na última sexta-feira, dia 23, as instalações do Projeto “TEARTE”, localizada no pátio da Estação Ferroviária, no prédio onde abrigava a extinta casa de brinquedos. O novo local conta com 13 máquinas de tear, modelo rudimentar, que irão atender inicialmente pessoas com necessidades especiais e posteriormente aberto para a comunidade, que também poderá aprender técnicas da arte milenar da tecelagem.
O prefeito da cidade, José Celso Bueno, participou da cerimônia de inauguração junto com os secretários municipais e profissionais das áreas da saúde, educação e social.
O projeto foi desenvolvido através da integração entre as secretarias de Educação, Saúde e Promoção Social, e começou no mês de março quando foram capacitados quatro profissionais que serão os multiplicadores das técnicas aprendidas durante um curso de 80h ministrado pela professora Camila de Souza.
Camila, que agora acompanhará os trabalhos apenas uma vez por mês, conta que durante as aulas foi apresentado técnicas simples e fáceis para multiplicar, que poderão ser usadas na confecção de elementos de decoração, assessórios, tapetes, cachecol, e outros produtos. “Esse projeto irá abranger dois viés: o primeiro é trabalhar a tecelagem como uma terapia ocupacional, anti-stress, e outro, como forma de capacitação e aprendizagem dessa técnica que proporciona criar vários produtos e assim possibilitar uma nova forma de renda”, disse a professora, que possui um ateliê na cidade de Cruzeiro.
Em suas palavras na cerimônia de inauguração, o prefeito José Celso Bueno, disse estar muito emocionado com a realização de mais essa importante conquista para a cidade. Bueno exaltou a importância do aspecto social do projeto como forma de terapia ocupacional para pessoas com necessidades especiais.
O prefeito revelou que sempre imaginou Queluz com uma oficina de tear e que está depositando expectativas positivas no projeto, que futuramente, poderá se tornar um segmento artesanal característico do município. “Eu fico imaginando que daqui a alguns anos esse projeto terá proporções maiores, representando o município, fortalecendo o nosso turismo e a produção do artesanato local. Esse foi o primeiro passo”, disse o chefe do executivo.
REPORTAGEM: LUIS OTÁVIO DA SILVA/ COMUNICA QUELUZ
Professora Camila de Souza explica o funcionamento da Oficina de Tear para o prefeito José Celso Bueno - FOTO: PAULO SAMPAIO/COMUNICA QUELUZ
Professora Rosângela mostra uma de suas peças produzidas durante o curso - FOTO: PAULO SAMPAIO/ COMUNICA QUELUZ
Professora Patricia com uma peça produzida por ela durante o curso de 80h com a professora Camila de Souza - FOTO: PAULO SAMPAIO/ COMUNICA QUELUZ
Professora Eliane com um cachecol produzida por ela durante o curso - FOTO: PAULO SAMPAIO/COMUNICA QUELUZ
Professora Nair mostra para o prefeito José Celso Bueno como se faz um tapete com retalhos na máquina de tear - FOTO: PAULO SAMPAIO/COMUNICA QUELUZ
0 comentários:
Postar um comentário