Termina nesta terça-feira, dia 25, o arrastão contra a Dengue promovido pela secretaria Municipal de Saúde por meio das equipes de estratégia do Programa Saúde da Família (PSF) e Vigilância Sanitária Municipal.
Entre hoje, dia 24, e amanhã, 25, cerca de 30 profissionais divididos em duas equipes, estarão finalizando a procura por focos de procriação do mosquito da dengue nas residências da cidade. Os bairros São Benedito, São Geraldo e margens da linha férrea, estão recebendo a visita dos agentes nesta segunda. Já na terça, os bairros da Grota, Canção Nova e Figueira serão vistoriados.
O arrastão, que começou na semana passada, soma dados positivos e surpreendeu os profissionais de saúde que não estão encontrando focos de água parada e sim uma conscientização maior dos moradores, que além de fiscalizar sua casa, também exigem que os vizinhos se preocupem.
De acordo com as orientações da Vigilância Sanitária, neste período de chuvas o mosquito Aedes Aegypti, que transmite a doença, tende a se proliferar.
As equipes do arrastão, através de folders explicativos, orientam a população sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito, e recolhem das casas objetos e entulho que possam ser criadouros, como garrafas, latas, recipientes vazios e pneus.
A Vigilância também orienta que os moradores redobrem a atenção quanto os objetos que não podem ser removidos, como ralos de banheiro, vaso sanitário, bandeja de geladeira, vaso e prato de plantas, bebedouro de animais, entre outros, que também são potenciais criadouros.
Mas, alertam, é importante que este seja um trabalho continuo e que sempre que possível os moradores façam uma vistoria no quintal e no interior de suas casas a procura de água parada e eliminando esses possíveis focos.
Funcionários da saúde percorrem as ruas do centro da cidade visitando as casas e conscientizando os moradores a respeito da dengue - FOTO PAULO SAMPAIO/COMUNICA QUELUZ
Profissionais da saúde percorrem a cidade em busca de possiveis criadouros para o mosquito da dengue - FOTO PAULO SAMPAIO/COMUNICA QUELUZ
0 comentários:
Postar um comentário