Na última sexta-feira, dia 13, representantes da Secretaria Municipal de Educação de Queluz se reuniram com profissionais de outras cidades para discutirem o programa do Ministério da Educação (MEC) – “Educação Inclusiva, Direito à diversidade”.
O MEC oferece formação e instrução sobre o programa para representantes de 169 municípios do Brasil, que são divididos por áreas de abrangência. A cidade de Suzano, região metropolitana de São Paulo, é a responsável pela multiplicação das informações recebidas para outros municípios da região, incluindo Queluz.
O objetivo geral do programa é garantir o acesso de todas as crianças e adolescentes com necessidades educacionais especiais ao sistema educacional público, bem como disseminar a política de construção de sistemas educacionais inclusivos e apoiar o processo de implementação nos municípios brasileiros.
Na primeira parte do encontro, os profissionais discutiram as políticas do MEC para a inclusão de pessoas com deficiência física.
A secretária de Educação de Queluz, Maria Alice Ribeiro Costa, e a psicopedagoga, Ana Clara, falaram sobre o sucesso do Projeto TEARTE, lançado neste ano, que através do tear inclui crianças e adolescentes com algum tipo de necessidade física.
Outras formas de inclusão também foram discutidas, além de práticas para integrar pessoas com deficiência física na sociedade. “As pessoas com deficiência são parte da sociedade como qualquer outro cidadão, e precisamos criar meios para envolvê-las com a sociedade e assim proporcionar um aprendizado maior”, disse a coordenadora do programa em Suzano, Kátia Aparecida Cubas.
0 comentários:
Postar um comentário