segunda-feira, 27 de setembro de 2010

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE QUELUZ REPRESENTA REGIÃO EM REUNIÃO DA UNDIME/SP

A secretária de Educação de Queluz, Maria Ribeiro Costa, participou na última quarta-feira, dia 22, da reunião ordinária da UNDIME/SP representando o pólo de Cruzeiro.

Na pauta do encontro, foi discutido a avaliação dos Encontros Regionais, Encontros Centralizados e Experiências Pedagógicas. O calendário UNDIME/SP – 2º semestre/2010 e a definição dos assuntos para a próxima reunião completaram as discussões.

PROGRAMA MUNICÍPIO QUE EDUCA

O Programa Município que Educa é uma iniciativa do Instituto Paulo Freire e da /Universitas/ Paulo Freire (Unifreire ) que busca contribuir para o desenvolvimento local por meio da gestão municipal compartilhada, colaborativa, com ênfase na dimensão educativa de todas as ações locais.

Nessa abordagem, a ação educativa passa a ser o fio condutor de todas as políticas e ações locais - em andamento ou a serem propostas, desenvolvidas e avaliadas com o conjunto da municipalidade. Para isso, os princípios freirianos da "educação como prática da liberdade", "leitura de mundo", "emancipação social", "autonomia", "sustentabilidade" e "dialogicidade" são combinados a metodologias participativas e comunicativas para incentivar a participação ativa da comunidade e integrar os esforços de todos os setores, de forma orgânica e democrática.

PLANO DE AÇÃO

O Plano de Ação constitui num conjunto de ações educativas planejadas e articuladas com o objetivo de promover a construção de uma cultura de respeito aos direitos humanos, considerando o contexto local. No contexto da educação básica em Direitos Humanos, articuladas e focadas no contexto escolar e comunitário. O Plano Integrará:

- O cadastro de Experiências de Educação em/ para os Direitos Humanos existentes no sistema de ensino e na educação não-formal;
- O Diagnóstico dos Direitos Humanos no contexto escolar partindo da leitura da realidade escolar, identificando as necessidades e o potencial da escola;
- O Planejamento de Ações Educativas em e para os Direitos Humanos articulando as metas aos objetivos, os fundamentos, os conteúdos e as estratégias metodológicas, considerando os contextos comunitário e escolar, as condições e o clima, os sujeitos envolvidos, a qualidade e a experiência dos educadores (as) e o processo de avaliação e acompanhamento.

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