quinta-feira, 28 de outubro de 2010

QUINTA ROSA MOBILIZA MULHERES NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA

28/10/2010

A última quinta-feira (21) foi especial para dezenas de mulheres queluzenses. Como parte da campanha Pense Rosa, a Secretaria de Desenvolvimento Social da cidade chamou o dia de “Quinta Rosa” e se dedicou para esclarecer dúvidas sobre como se prevenir contra o câncer de mama, doença que se diagnosticada precocemente há 95% de chances de cura.

O movimento, que pretende conscientizar o maior número de mulheres, reuniu as participantes do Programa Renda Cidadã, Espaço Harmonia e funcionárias dos poderes executivo e legislativo do município.

Segundo a primeira dama de Queluz Luciana Bueno, cada cidade está fazendo a sua parte e contribuindo para o diagnostico precoce do câncer de mama. “Queluz não podia ficar de fora dessa mobilização”, disse.

O Pense Rosa derivou-se do movimento mundial “Outubro Rosa” cuja finalidade é conscientizar e motivar as mulheres sobre a importância da prevenção e da detecção precoce no combate do câncer de mama. Com ações paralelas, muitas prefeituras abraçaram a iniciativa e promoveram seus eventos independentes.

Um dos palestrantes do evento, o médico Jeferson Medonça de Oliveira, explica que ainda existe muito tabu por parte dos homens e das mulheres. “A falta de conhecimento, a vergonha e a ignorância são os principais aliados do câncer de mama”, enumera. O médico aconselha: “Prevenção! Essa é a chave para uma boa saúde. No mínimo uma vez por ano todos devem procurar um médico para fazer um acompanhamento”.

Se a mulher ou o homem notar alguma coisa diferente, como nódulos na mama, secreção ou diminuição do mamilo, mudança da cor da pele ou uma mama maior que a outra, deve procurar o médico urgentemente. O médico lembra que essa observação deve ser feita desde cedo. “O câncer é mais comum em mulheres acima de 40 anos, mas isso não impede que mulheres mais jovens ou homens também tenham a doença. Por isso, é importante o acompanhamento desde jovem. Deixar de fazer o auto-exame é uma verdadeira falta de atenção”, repreende Jefferson.

Consciente da importância do exame, a professora aposentada Marta Signorini, descobriu que estava com a doença ainda na fase inicial. Mas não se abalou e quis logo saber o que deveria fazer para se curar. “Não entrei em desespero. Claro que foi incomodo. A quimioterapia foi agressiva, perdi os cabelos, mas me mantive firme no tratamento”, desabafa.

Marta diz que não desanimou. “Depois da cura a vida é ainda melhor. Aprendi a dar valor nas pequenas coisas. A me amar ainda mais”. Ela teve que retirar uma das mamas, mas não se abalou e nem desistiu. “Pelo contrário, a vida é muito mais do que o seio que tirei. Quem passar por esse problema deve seguir com o tratamento, não desanimar e ter fé em Deus”, aconselha Marta.

Para a agente comunitária, Alcione Martins Rodrigues, a campanha Pense Rosa é de extrema importância. “O que está acontecendo aqui é ótimo! Espero que todas possam se conscientizar e consequentemente fazer o auto-exame da mama”. Alcione acredita que através de ações como a Quinta Rosa será possível despertar nas mulheres o interesse pela informação e o cuidado com elas mesmas.

É o que também pensa a estudante Paula Cristiny dos Santos. A jovem acredita que por conta dessa campanha as mulheres vão aprender a se valorizar mais. “O trabalho de conscientização aqui foi muito bom. Hoje aprendi mais. Antes de ouvir a palestra do doutor Jeferson eu não tinha muita noção do que, um dia, pode me acontecer se eu não me cuidar. Foi esclarecedor”, afirma a estudante.

A dona-de-casa, Elizete Maria da Silva, não conhecia nada sobre o câncer de mama. Ela diz que todas as informações que recebeu na Quinta Rosa foram de ótimo proveito. “Eu saio daqui diferente do que entrei. Mais consciente e atenta”.

Era isso que o que esperava a primeira dama Luciana Bueno. “Acredito que todo mundo saiu diferente desse dia especial. “O câncer de mama tem mais chances de cura se diagnosticado precocemente. O que temos que fazer é o auto-exame sempre que possível e a mamografia anualmente pra quem passou dos 40 anos. Se cuidar é se amar”, alerta.

Luciana faz um convite: “A campanha Pense Rosa não acaba em Outubro. No dia 6 de novembro teremos a Caminhada Rosa. Mas também não acaba por aí, precisamos pensar rosa o ano inteiro, ou seja, se cuidar sempre”, conclui a primeira dama.


TEXTO: LUIS OTÁVIO DA SILVA
COLABORAÇÃO: Natália Vedelago e Nathália Oliveira – InforJovem
SUPERVISÃO: Dayse Hálima














FOTOS: PAULO SAMPAIO/ COMUNICA QUELUZ

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

EXPEDIENTE

COMUNICA QUELUZ

COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE QUELUZ

RUA PRUDENTE DE MORAES, 100 - CENTRO

TEL1: (12) 3147-9020
TEL2: (12) 8854 -0600

prefeitura_queluz@yahoo.com.br

imprensaqueluz@gmail.com

TEL: (12) 3147-9021

MAPA DA CIDADE

 

EDITAIS E PUBLICAÇÕES

ONLINE

VISITANTES

Contador de visitas

CONTAS PÚBLICAS

TEMPO

CADASTRO E TRIBUTAÇÃO

TELEFONES ÚTEIS

VÍDEOS

PREFEITURA DE QUELUZ Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template