23/11/10
Na última sexta-feira, dia 19, foi concluído o curso de manipulação e cultivo de orquídeas, promovido pelo Sindicato Rural de Queluz em parceria com a prefeitura local e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), que contou a participação de 16 pessoas.
O prédio centenário do Centro Cultural Malba Tahan foi o local escolhido para quatro aulas que fizeram parte do curso e abordaram assuntos relacionados a preservação ambiental, espécies e habitat das orquídeas e reprodução de mudas.
De acordo com o engenheiro agrônomo Alexandre Delgado, responsável pelas aulas, o curso ofereceu uma formação profissional aos participantes para o cultivo da planta que, assim, conseguirão se adequar ao mercado de flores que atualmente exige o aumento no seu plantio por ser uma planta bastante procurada.
Delgado disse que cada orquídea pode custar ao consumidor cerca de R$ 15, dependendo da espécie, mas alerta que o retorno financeiro ao produtor pode levar algum tempo “As orquídeas não têm um retorno financeiro imediato. Seu cultivo é demorado e exige muitos cuidados por parte do produtor”.
Para começar a cultivar a planta, o agrônomo explica que o produtor pode fazer um investimento mínimo de R$ 500, quantia destinada para a construção de um pequeno orquidário.
Essa é a ideia de um grupo de produtores de Queluz que, atualmente, investem no plantio de flores tropicais, mas enxergam nas orquídeas um mercado bem lucrativo. “Nós pretendemos futuramente criar um orquidário, diversificando nosso cultivo que, hoje, se restringem apenas à plantação de flores tropicais”, disse animada a produtora Alice Câmara, confiante no novo negócio.
O Sindicato Rural de Queluz oferece diversos cursos gratuitos na área rural e ambiental. Para conferir os novos cursos e os prazos para inscrição, o cidadão pode entrar em contato pelo telefone (12) 3147-1386.





0 comentários:
Postar um comentário