
12/11/10
Duas novas vacinas foram introduzidas este ano e farão parte do calendário básico de vacinação infantil do Estado de São Paulo em 2011: a Pneumococo 10 – valente (desde março) e a vacina conjugada contra o Meningococo-C (desde setembro).
Os nomes podem parecer estranhos, mas protegem contra doenças bem conhecidas. A pneumococo imuniza contra uma bactéria de mesmo nome, causadora de pneumonias pneumocócicas, sinusite, inflamação no ouvido e bacteremia (presença de bactérias no sangue), entre outras doenças. Já a anti-meningococo C atua contra a doença meningocócica (meningite) e a meningococcemia.
De acordo com a Enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica de Queluz, Dalva Fátima Machado, a doença meningocócica pode ser contraída por pessoas de todas as faixas etárias, porém sua maior incidências é em crianças menores de 5 anos de idade, sobretudo nos menores de 1 ano.
Ela alerta sobre a importância dos pais ou responsáveis levarem as crianças com faixa etária dentro do limite estipulado (de 3 meses a 1 ano e 11 meses de idade) às unidades dos PSFs (Programa Saúde da Família), nos bairros da Palha, Casas Populares e Canção Nova para serem vacinadas. “É importante que os pais ou responsáveis mantenham a carteirinha de vacinação de seus filhos em dia”, salienta.
Outro alerta da Enfermeira é para a vacina Tríplice Viral que combate Caxumba, Sarampo e Rubéola. Podem ser vacinadas pessoas de 1 a 19 anos, que ainda não receberam esta vacina na rotina e pessoas de 20 a 49 anos que não possuam nenhuma dose deste imonobiológico.
0 comentários:
Postar um comentário