27/07/2011
A solenidade de inauguração do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) do município de Queluz, realizada na manhã da segunda-feira, dia 25, reuniu autoridades, e membros da comunidade queluzense.
Com uma administração voltada para o povo queluzense, a Prefeitura de Queluz, está realizando obras inéditas no Município. Além de estruturar suas instalações, renovar a frota, recuperar ruas, reformar escolas, a atual gestão também é social e está trabalhando incansavelmente em prol das comunidades mais carentes. Prova disso foi a recente inauguração do CRAS, no prédio da Promoção Social, que já iniciou suas atividades.
O CRAS atenderá as pessoas mais necessitadas através do Programa de Atenção Integral a Família (PAIF) do Governo Federal em parceria com a Prefeitura Municipal de Queluz, através da Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social. A secretária Luciana Bueno, acredita que o sucesso do trabalho do CRAS se baseia na politica da prevenção. “Com as atividades do CRAS sendo desenvolvidas na cidade, a comunidade passa a contar com um equipamento articulador que terá ações preventivas para amenizar a situação de vulnerabilidade e risco social dos moradores queluzenses”.
Também é de responsabilidade do CRAS, ser a “porta de entrada” dos usuários na rede de proteção social básica do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) que é uma unidade pública estatal responsável pela oferta de serviços de proteção social básica de assistência social às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social.
A agente da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads), Antonia Aparecida Decanine, afirma que o CRAS vem para garantir os direitos da população e não, simplesmente, prestar favores. “O CRAS, como equipamento público, recebe recursos do Governo Federal para desenvolver atividades que atendem pessoas beneficiadas pelos programas de transferência de renda. O CRAS também mostra que a assistência social no País mudou, ela deixou de ser um favor, um benefício, um faz de conta para ser uma política pública de garantia de direitos da população”, garante a agente Antonia.
A assistente social, Lucila Fernandes, explica qual o caminho as pessoas que precisam do CRAS, devem percorrer. “O CRAS é a porta de entrada para os projetos sociais oferecido no município. Chegando ao CRAS ela passa pela recepção, depois é atendida pela equipe técnica, o cadastro é realizado e a partir daí essa família passa a fazer parte do nosso trabalho. Ninguém sai daqui sem ser atendido e com o encaminhamento necessário”, afirma a assistente social.
O prefeito José Celso Bueno se diz feliz com mais essa conquista do município. “A gente fica feliz, finalmente, ter conseguido instalar o CRAS aqui no município. Queluz, como qualquer outra cidade, sofre com a vulnerabilidade social. Com o CRAS instalado na cidade, vai acontecer um monitoramento dessa instabilidade social no município e isso vai ser acompanhado de forma profissional. O CRAS vai ser um instrumento bastante adequado para a cidade e tenho certeza de que, a partir de agora, as coisas vão caminhar, do ponto de vista social, de forma mais planejada, mais equilibrada, sem tantas instabilidades”.
O nome escolhido para o CRAS de Queluz é Dona Dulce Garcez. Dona Dulce Garcez foi professora e durante muitos anos de sua vida empregou seu tempo para servir aos mais necessitados. Dona Dulce é mãe do vice-prefeito Laurindo Garcez, que se declarou honrado com a homenagem. “Minha mãe teve participação na vida escolar de muitos de nossos médicos, professores, advogados. Ela também trabalhou muito em prol de comunidades carentes aqui em Queluz. Saber que o nome dela está associado a um órgão da grandeza social que o Cras representa, é de uma alegria tremenda”, fala emocionado o vice-prefeito.
Também estiveram presentes na inauguração do CRAS Dona Dulce Garcez a secretária de Saúde do município, Imaculada Magalhães, a Diretora da Drads, Maria Aparecida Matos, a coordenadora da Drads, Marilena Molini, e os vereadores do município, Verinha, Edmundo e Chiquinho.
Afinal, o que é o CRAS?
O CRAS (Centro de Referencia e Assistência Social) é uma unidade pública estatal que presta serviços continuados de Proteção Social Básica de assistência social para as famílias, seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social. O CRAS deve ser instalado próximo do local de maior concentração de famílias em situação de vulnerabilidade social. Seus programas, projetos, serviços e benefícios devem se destinar à população em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação e/ou fragilização de vínculos afetivos (relacionais e de pertencimento social: discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiência, dentre outras ).
O que é oferecido no CRAS?
Fachada do CRAS em Queluz
Vice-Prefeito Laurindo Garcez na companhia da Diretora da Drads, Maria Aparecida Matos, no momento oficial da inauguração do CRAS
Prefeito José Celso Bueno durante inauguração do CRAS em Queluz
Parte da equipe técnica do CRAS Dona Dulce Garcez
Vereadores do município acompanharam, junto com a comunidade, a inauguração do CRAS
A entrevistadora Maria Fontanini fazendo o 1º cadastro depois da inauguração do CRAS. O senhor Orlando Moreira do Evengelho é o entrevistado.
REPORTAGEM: DAYSE HÁLIMA/COMUNICA QUELUZ
FOTOS: PAULO SAMPAIO/COMUNICA QUELUZ
0 comentários:
Postar um comentário