As enfermeiras da Santa Casa de Queluz, Dalva Fátima Machado e Marilda Uchôas, participaram, no último dia 01, do seminário sobre aleitamento materno, que este ano tem como tema a “Amamentação - Uma experiência em 3D”. Aproximadamente 350 profissionais da área de saúde participaram do evento realizado pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos.
O objetivo foi o de estimular os serviços de saúde, a comunidade e a mulher a buscarem informações junto aos meios de comunicação e tecnologias disponíveis sobre as vantagens do leite materno, além de renovar os conhecimentos das equipes de saúde para que orientem as mães na escolha de uma amamentação saudável.
As crianças que recebem o leite materno desenvolvem menor risco de morrer vítimas de doenças infecciosas. O risco de morrer por diarreia é 11 vezes menor, e por pneumonia quatro vezes menor do que aquelas alimentadas com leite de vaca. Isto porque todos os anticorpos que a mãe criou durante a vida são transmitidos para a criança pelo leite, como forma de imunização natural às doenças.
A amamentação protege o bebê contra doenças que a mãe já teve, alergias, diminui o risco de diabetes, câncer, infecções, diminui problemas de face, dos dentes e da linguagem, melhora as relações emocionais e sociais, melhora a inteligência e ajuda a reduzir a mortalidade infantil. Para a mãe, o ato de amamentar estimula o vínculo afetivo mãe-filho, contrai o útero e previne hemorragias, retarda a menstruação e ajuda a proteger de nova gravidez, protege contra o câncer de mama e ovário.
As enfermeiras da Santa Casa de Queluz, Dalva Fátima Machado e Marilda Uchôas durante o evento
0 comentários:
Postar um comentário