sexta-feira, 19 de agosto de 2011

QUELUZ É ESCOLHIDA COMO POLO DA ESCOLA DE MODA


19/08/2011

Durante os dias 25, 26, 27, 28 e 29 de julho, a costureira Luciana Cendretti, esteve representando o município de Queluz no curso de capacitação para Escola de Moda.

Esse curso visa capacitar costureiras do município para serem agentes multiplicadoras das técnicas que são tendência no mercado da moda. Todas as 60 mulheres que participaram da capacitação já são costureiras, mas “aprendemos novas técnicas, novas ideias e agora estamos preparadas para ensinar outras pessoas”, afirma Luciana Cendretti.

Dessa maneira, novas costureiras vão ser formadas e vão estar antenadas com as tendências desde o corte, passando pela escolha da cor do tecido, qualificando a mão de obra com excelência em produção.

E Queluz é um dos 27 polos da Escola de Moda que serão implantados no interior. O município servirá como sede de capacitação na área de costura para as cidades vizinhas. Segundo Luciana Cendretti, a cidade vai receber 10 máquinas de costura, aviamentos e tecidos. “Vamos ser responsáveis por qualificar costureiras das cidades vizinhas que, por sua vez, vão ser agentes multiplicadoras em seus municípios”, conclui a costureira.

A Escola de Moda

A Escola de Moda, que faz parte do projeto Escola de Qualificação Profissional, conta com cursos nas áreas de roteiro de costura (modelagem, corte e costura), bijuteria, confecção de caixas, bordados em linha e pedraria, crochê e patchwork. 

Os alunos aprenderão sobre história da moda, técnicas sobre o curso escolhido e desenvolverão peças seguindo as tendências do mercado. "Desenvolvemos uma coleção rápida, prática e de bom gosto", explica Lu Alckmin.

Moda no Brasil

O mercado da moda no Brasil está em plena expansão. Dados divulgados na última edição da São Paulo Fashion Week impressiona. A indústria da moda brasileira reúne 30 mil empresas, movimenta R$ 50 bilhões ao ano e emprega 1,7 milhão de pessoas.

Existem cerca de 250 mil vagas para costureiras no país. O número poderia ser maior, mas falta mão-de-obra especializada.

Luciana Cendretti com uma das alunas das aulas de costura: FOTO: PAULO SAMPAIO/COMUNICA QUELUZ
"Aprendemos novas técnicas, novas ideias e agora estamos preparadas para ensinar outras pessoas”, afirma Luciana Cendretti. FOTO: PAULO SAMPAIO/COMUNICA QUELUZ



 Luciana Cendretti e Lu Alckmin durante a oficina de capacitação promovido pelo  Fussesp - Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Arquivo Pessoal)
 Maria Inês Coscelli Monteiro, orientadora da oficina de capacitação junto com Luciana Cendretti (Arquivo Pessoal)
“Vamos ser responsáveis por qualificar costureiras das cidades vizinhas que, por sua vez, vão ser agentes multiplicadoras em seus municípios”, conclui a costureira Luciana Cendretti.


*Com informações do Fussesp - Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo
 REPORTAGEM: DAYSE HÁLIMA/COMUNICA QUELUZ
FOTOS: PAULO SAMPAIO/COMUNICA QUELUZ


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

EXPEDIENTE

COMUNICA QUELUZ

COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE QUELUZ

RUA PRUDENTE DE MORAES, 100 - CENTRO

TEL1: (12) 3147-9020
TEL2: (12) 8854 -0600

prefeitura_queluz@yahoo.com.br

imprensaqueluz@gmail.com

TEL: (12) 3147-9021

MAPA DA CIDADE

 

EDITAIS E PUBLICAÇÕES

ONLINE

VISITANTES

Contador de visitas

CONTAS PÚBLICAS

TEMPO

CADASTRO E TRIBUTAÇÃO

TELEFONES ÚTEIS

VÍDEOS

PREFEITURA DE QUELUZ Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template