26/08/2011
O ato de doar sangue é simples, não afeta sua saúde. A Secretaria Municipal de Saúde de Queluz, em parceria com Hemonúcleo de Taubaté, a cada três meses, promove uma Campanha de doação de Sangue aqui no município. A próxima campanha acontece na sexta-feira, dia 9 de setembro, das 8h30 às 11h, no Laboratório Municipal. Se for seu desejo ser um doador na próxima campanha, seguem algumas dicas:
Para doar sangue, a pessoa precisa ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e estar com boa saúde. Para mulheres, não é possível doar durante a gravidez e até três meses depois do último parto ou aborto.
O doador não pode ter qualquer tipo de hepatite ou sífilis, não pode ser epilético e não pode ter contraído malária ou estado em região com a doença nos últimos seis meses. Caso tenha tomado vacina contra rubéola, o interessado não poderá doar sangue durante duas semanas. O período é de um mês para pessoas que tenham recebido as vacinas contra o sarampo ou a BGC (contra a tuberculose).
Para fazer a coleta, o doador não pode ter tomado bebida alcoólica nas 24 horas anteriores e precisa ter dormido pelo menos seis horas. Usuários de drogas também não devem doar sangue, segundo o Ministério da Saúde.
Doenças sexualmente transmissíveis como Aids, hepatite, sífilis são detectadas em exames antes da doação. Doença de Chagas e informações sobre o tipo de sangue como fator Rh, grupo sanguíneo e formas raras de hemoglobina (anemias) também são descobertas por triagem. “Os doadores fazem um cadastro e participam de uma entrevista feita pelos profissionais do Hemonúcleo. O sangue doado passa por diversos exames, se houver algum problema, o doador será avisado diretamente pelo hemonúcleo”, salienta Daniel dos Santos, responsável técnico e administrativo do Laboratório Municipal.
0 comentários:
Postar um comentário