Dessa vez o Diretor de Meio Ambiente de Queluz, Rafael Rivelo, fala sobre os cuidados que devemos ter com o lixo que produzimos e de que maneira podemos ajudar a preservar o meio ambiente.
Para ouvir, clique no player abaixo:
"Olá amigo que nos ouve através da Rádio Caminho do sol, sou Rafael Rivelo, diretor de Meio Ambiente, da Prefeitura Municipal de Queluz.
Hoje, quero começar falando sobre a questão do lixo. O lixo tem sido causa de grandes problemas ambientais e de saúde em nosso país. O nosso município, embora esteja preocupado e fazendo o que pode para resolver esse problema, ainda tem muito que fazer e precisamos contar com a ajuda da população.
O nosso lixo que antes ia para um lixão irregular agora vai para um aterro controlado em Cachoeira Paulista e isso, logicamente, tem um custo, tem despesas com transporte. A prefeitura gasta bem mais para depositar o lixo no aterro do que gastava quando deixava o lixo aqui mesmo, em Queluz. Mas esse dinheiro é bem gasto, porque estamos pensando no meio ambiente e na saúde da população, porque boa gestão do lixo é sinal de cidade mais limpa e saudável.
Mas porque não parar para pensar que esse dinheiro que é gasto com o lixo poderia ser economizado e investido em outras áreas, como educação, esporte ou saúde? Aí você pergunta, mas como a prefeitura vai economizar? A cidade vai produzir menos lixo? A resposta é simples, só conseguiremos com a ajuda de toda a população. Aí que entra àquela história de “fazer a nossa parte”.
A coleta seletiva do lixo, a separação dos materiais recicláveis, hoje é a ação com o resultado mais rápido e eficiente na resolução dos problemas envolvendo o lixo das cidades.
O nosso município está com um grupo formado de agentes ambientais que vão fazer a coleta seletiva nos bairros e precisa da cooperação de todos. Como? Separando o seu lixo orgânico, que são principalmente restos de comida, do lixo reciclável, que são papelão, latinha, garrafa pet, caixinha de leite, entre outros.
Fazendo isso você vai contribuir com o meio ambiente, com o exercício da cidadania, além de ajudar na geração de renda das famílias do programa de reciclagem. Gente! VAMOS SEPARAR O NOSSO LIXO, NÃO VAMOS DEIXAR O LIXO EM QUALQUER LUGAR , NO TERRENO DOS OUTROS, NA RUA, JOGAR NOS RIOS. NÃO PENSE QUE VOCÊ VAI SE LIVRAR DE UM PROBLEMA JOGANDO O SEU LIXO NO LOCAL ERRADO, NA VERDADE VOCÊ VAI ARRUMAR UM PROBLEMA MAIOR AINDA, UM PROBLEMA DE MEIO AMBIENTE E PRINCIPALMENTE DE SAÚDE PÚBLICA.
Outro projeto que está em andamento é a coleta de óleo de fritura em parceria com a SABESP. Todas as escolas estão recebendo óleo de cozinha usado. Ao invés de você jogar o seu óleo na pia ou no chão do quintal, coloque numa garrafa pet bem fechada e leve até uma Escola Municipal, lá tem um recipiente próprio para receber o seu óleo. A prefeitura depois irá recolher e dar a destinação adequada. Então pessoal, vamos ficar bem atentos, LEVE O SEU ÓLEO DE COZINHA USADO PARA UMA ESCOLA E AJUDE NESSE PROJETO, NÃO CUSTA NADA.
A secretaria do meio ambiente também está preocupada com a qualidade das nossas águas. Recentemente tivemos um problema no Rio Verde, onde apareceram peixes mortos num determinado trecho do Rio. Ao sabermos disso, contatamos imediatamente a CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), que veio até o município, coletou amostras de água e levou para o laboratório para a análise. Estamos esperando o laudo da CETESB e logo que tivermos em mãos vamos apresentá-lo à população.
Se você tiver alguma dúvida sobre as atividades realizadas pela secretaria de Meio Ambiente, envie um e-mail para imprensaqueluz@gmail.com, repetindo imprensaqueluz@gmail.com ou então ligue para 88540560, repetindo 88540560.
Para mais informações, acesse portalqueluz.blogspot.com. Eu sou Rafael Rivelo e esse foi o boletim da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Prefeitura Municipal de Queluz.
Obrigado por sua atenção e até a próxima!"
Entenda o projeto
O projeto ReciclAção visa encontrar alternativas para os problemas relacionados ao lixo na cidade de Queluz. Um plano estratégico de capacitação e infraestrutura está sendo elaborado para que as famílias inscritas encontrem no projeto uma alternativa de renda, sustentabilidade e responsabilidade social.

0 comentários:
Postar um comentário