30/09/2011
Grupo conheceu aterro e ficou motivado a dar destinação correta ao lixo queluzense.
Nove mulheres que participam do programa ReciclAção fizeram uma visita ao aterro sanitário em Cachoeira Paulista. A primeira atividade da visita foi uma palestra ministrada por André, gerente do aterro, que apresentou o trabalho realizado e os dados estatísticos do lixo na região e o cenário atual.
Segundo Rafael Rivelo, diretor da Secretaria de Meio Ambiente de Queluz, “nenhuma das mulheres conhecia o aterro e ficaram surpresas com a complexidade e com o investimento que um empreendimento desse demanda”.
Logo em seguida elas tiveram a oportunidade de visitar a área de aterro do lixo, o tanque de tratamento do chorume - produto gerado pelo contato da água da chuva com o lixo – e ver as camadas de lixo enterradas.
“Foi muito interessante, não só pelo ponto de vista ambiental mais também pelo social, as mulheres voltaram com a percepção de que o lixo pode ser uma fonte certa de geração de renda, já que vimos toneladas e mais toneladas de material reciclável sendo enterrado e esses materiais poderiam ser separados diretamente nas casas das pessoas, nas empresas, nas repartições públicas”, salienta Rafael.
Rafael também acredita que essa situação só prova que a sociedade ainda está muito longe de ter uma consciência ambiental madura, com certeza do seu papel de cidadão e cidadã. “As mulheres voltaram ainda mais motivadas a desenvolver o projeto ReciclAção em Queluz. Quem diria que daria pra se viver dignamente do lixo, não é!?”, finaliza Rafael.
FOTOS E INFORMAÇÕES - SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE QUELUZ





0 comentários:
Postar um comentário