05/09/2011
Nos dias 29, 30 e 31 de agosto aconteceu, em Brasília (DF), o Seminário “Escrita sob foco: uma reflexão em várias vozes”, realizado pela Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, uma parceria entre o MEC (Ministério da Educação e Cultura), o CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ações Comunitárias) e a Fundação Itaú Social.
Participaram do Evento professores de Língua Portuguesa, Técnicos das Secretarias Estaduais e Municipais e professores (especialistas, mestre e doutores) que lecionam em universidades nos Cursos de Letras e em trabalhos de Formação Continuada de Professores num total de 400 profissionais de todas as regiões do Brasil.
No Seminário foram debatidas questões relativas ao ensino da Língua Portuguesa em nossas escolas, com o foco no trabalho de produção textual bem como a formação inicial dos professores de Língua Portuguesa.
Estiveram presentes no evento profissionais da área da educação de renome no âmbito nacional como o Professor Carlos Alberto Faraco (UFPR – Universidade Federal do Paraná), as Professoras Roxane Rojo e Elizabeth Marcuschi (UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas) e a Professora Cloris Porto Torquato (UFPR) entre outros.
Queluz também esteve presente neste importante evento. Iza Marta Ferreira Raymundo, professora de Língua Portuguesa da Escola Municipal Professora Marilda da Silva Garcez Ferraz de Carvalho, do Bairro da Figueira, participou do evento como professor-debatedor. Ela teve seu projeto “Histórias que o nosso povo conta”, que tem como foco principal o trabalho com a língua escrita, selecionado pela comissão organizadora do evento.
Para a professora Iza “participar do evento foi uma excelente oportunidade de aprendizado, crescimento profissional e troca de experiências já que pode ter contato com práticas educativas de ensino de Língua Portuguesa de diversos colegas das mais diferentes regiões do país além da alegria em ter seu trabalho reconhecido e valorizado”.
Como produto final do evento será publicado um documento com o resultado das discussões, considerando os destaques, os desafios e as diretrizes para o ensino de Língua Portuguesa, especialmente o da produção textual, em todo o país.
A Secretária de Educação Maria Alice Ribeiro Costa, finalizou dizendo: “que é muito bom ter como efetiva da rede, a professora Iza Marta, comprometida, capacitada, uma profissional que engrandece a Educação Municipal”.
FOTOS: ARQUIVO PESSOAL
0 comentários:
Postar um comentário