07/10/2011
Na manhã dessa sexta-feira, dia 7 de outubro, técnicos da Usina Queluz Energia, estiveram na Câmara Municipal de Vereadores para esclarecer dúvidas dos munícipes a respeito do empreendimento que recentemente foi construído no município.
Estiveram presentes os secretários municipais de Cultura e Turismo, Vicente Vale, Agronegócio, Alexandre Bevilaqua e de Meio Ambiente, Rafael Rivelo. Sargento Campos e Rosinha Paixão, responsáveis pela Defesa Civil de Queluz, também estavam presentes, assim como os vereadores municipais e munícipes em geral.
O consultor Migueze Melo, fez algumas considerações sobre o histórico de construções de usinas hidrelétricas em nosso País e ressaltou algumas curiosidades. Dentre elas a de que o Brasil é o 8º País com construção de grandes barragens; são mais de mil.
Migueze também falou especificamente sobre a construção da Usina aqui em Queluz. “A partir de agora, esse volume de água que vemos acumulada, permanecerá sempre assim”, salientou o consultor.
Outro questionamento levantando foi sobre a possibilidade de ocorrer uma nova enchente como aconteceu no ano de 2000. Segundo Migueze, é algo difícil de acontecer. “Pois hoje existe um constante controle e monitoramento do Rio Paraíba do Sul”, avisou.
Os presentes também quiseram saber se, caso existir algum perigo, a quem os moradores que moram próximo às margens do rio devem recorrer. De acordo com o Sargento Campos, os moradores devem entram em contanto com a Policia Militar pelo 190, e essa acionará o serviço da Defesa Civil que fica de sobreaviso 24h diárias. “É importante que os moradores esperem a visita e o parecer da defesa civil, para que não aconteça uma situação desnecessária de pânico”, acrescentou.
Antes, durante e depois do desenvolvimento desse empreendimento aqui no município, um trabalho ligado ao meio ambiente vem sendo elaborado para que o rio não sofra com a mudança. “Serão plantados mais de 690 hectares de mata ciliar e o rio vem sendo monitorado para, caso haja a necessidade, sua fauna seja revitalizada”, explicou Thiago, responsável pelos assuntos ambientais.
Para a senhora Lucia Helena Junqueira, moradora do Bairro São Benedito esse encontro com os técnicos da Usina foi muito importante. “Eu vim porque tinha dúvidas e agora saio daqui tranquila, pois consegui entender bem a situação e ver que eu e minha família estamos seguros”, finalizou.
Os técnicos da Usina se colocaram a disposição para que em uma próxima oportunidade possam esclarecer as dúvidas de mais pessoas.
0 comentários:
Postar um comentário