Alunos do 5º ano Paulo Freire apresentam seminário sobre a África na escola municipal Capitão José Carlos Garcez.
A cada ano, a professora de Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano Simone Andréia Paulino, organiza com seus alunos do 5º ano uma semana de apresentações de seminário sobre um tema diversificado.
Para 2011 o tema escolhido foi “Da África para Brasil”, e as apresentações aconteceram entre os dias 17 e 24 de outubro. No convite para a apresentação dos seminários tinha uma frase de Paulo Freire, patrono da turma, que retrata bem a ideia da professora Simone com relação a atividades como essa: “Uma educação libertadora que contribua para reformar a consciência critica e estimular a participação responsável do individuo nos processos culturais, sociais, políticos e econômicos”.
Durante o desenvolvimento do projeto a professora juntos com os alunos, que são divididos em grupos, realizaram pesquisas sobre a história, costumes, cultura e curiosidades do povo africano.
Afiado, no dia da apresentação, o grupo comparecia a aula caracterizado, e montava um cenário que refletisse as ideias que apresentaria naquele dia. A professora Simone acredita que o desafio desse projeto não é fazer com que os alunos apresentem um bom seminário hoje, mas sim prepará-los para os futuros seminários que vão acontecer em suas carreiras de estudante e orientá-los para a vida. “Ações como essa ensina aos alunos a ouvirem se posicionares, criar um senso critico e a construir valores”, salienta a professora.
A professora e a Chefe de Segmento do 2º ao 5º ano da secretaria Municipal de Educação, Eliane Gonçalves Reis, parabenizou a iniciativa da professora. “O conteúdo é de suma importância, mas a escola também é lugar de se aprender valores. E a iniciativa da professora Simone, com o apoio dos familiares, representa isso!”, afirma Eliane.
O projeto da professora Simone acontece em parceria com o Ponto Queluz de Cultura, por intermédio do Mestre de Capoeira, Vaqueiro. Vaqueiro participou das apresentações e acredita que manifestações como essa são essenciais na formação do caráter da criança. “Além de conhecer uma nova cultura, outra maneira de agir e pensar, essas crianças vencem barreiras e destroem preconceitos”, afirma Vaqueiro.
Dentro em breve os alunos vão realizar uma grande apresentação para convidados e demais colegas da escola em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra. O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro aqui no Brasil. Assim que divulgada a data dessa apresentação, anunciaremos nos meios de comunicação da Prefeitura Municipal de Queluz.
Grupo Identidade com Mestre Vaqueiro e professora Simone
0 comentários:
Postar um comentário