segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

TURISMO DO SABER: ALUNOS QUE QUELUZ VOLTAM DA VIAGEM À BERTIOGA COM BAGAGEM CHEIA DE HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

23/01/2012


As crianças acompanhadas de Alessandra Mafra, coordenadora do projeto em Queluz,
dos monitores  Isabel, Lucas, Paulinha e Ernani e do Policial Militar, Cabo Donato. 

Realizado de 16 a 20 de janeiro, o Turismo do Saber – Interior na Praia, terminou na última sexta-feira, dia 20 de janeiro, ocasião em que 40 estudantes de Queluz retornaram para suas casas, depois de passar uma semana na praia. Esses pequenos, certamente, trouxeram na bagagem histórias inesquecíveis, descobertas de novos lugares e muitas aventuras para contar! 

Guilherme Donizetti, aluno do 7º ano da escola Municipal Marilda da Silva Garcez Ferraz de Carvalho (Figueira) participou desta edição do Turismo do Saber. “Foi muito legal, aprendi muitas coisas, fui em vários lugares diferentes e ainda conheci o mar”, revela o estudante que antes do passeio nunca tinha visto o mar. 

O estudante também relembrou momentos marcantes da viagem. “Nos fomos pescar, passeamos no SESC-Bertioga, fizemos trilha e conhecemos índios – da etnia – Guarani. Foi muito legal”, confirmou Guilherme. 

Como Guilherme, vários de seus colegas de passeio também não conheciam o mar. “Foi uma viagem emocionante. Enquanto descíamos a serra, pudemos avistar o mar e foi um momento de muita emoção”, relembrou Ernani Luiz dos Santos, um dos quatro monitores que acompanhou as crianças durante a viagem. 

Para o Cabo Donato, policial militar que também esteve com as crianças durante toda a viagem, esse foi um momento muito gratificante. “Foi uma viagem excelente. Nossas crianças e monitores estão de parabéns. Fizemos uma viagem tranquila e rica em conhecimento. Pude compartilhar um pouco do que sei e aprender muito com esses pequenos”, salientou Cabo Donato. 

Segundo uma das monitoras, a professora Isabel Cristina Inocêncio declarou em sua página no Facebook, essa experiência foi uma das melhores em sua vida: ‎"Foi uma das melhores experiências da minha vida, poder vivenciar cada riso, cada brilho no olhar de cada criança diante de cada situação nova vivenciada. E o mais importante: conseguimos atingir o objetivo de fazer cada dia de cada criança ser só de felicidade e entrega-los são e salvos sem nem se quer com um arranhão nem físico e nem tão pouco emocional! Estou orgulhosa de ter participado desse projeto", afirmou a professora.



Ernani nos conta uma história recorrente e que causou risos em todos: “Quando chegamos à praia muitos se emocionaram, o mais engraçado foi ver todo mundo provando a água do mar para saber se era salgada mesmo”, nos contou o monitor, lembrando de um dos muitos momentos de alegria desse passeio inesquecível! 

O estudante Guilherme Donizetti que fez sua primeira viagem a praia 

Cabo Donato: "Pude compartilhar um pouco do que sei e aprender muito".



"Quando chegamos à praia, muitos se emocionara" - Ernani




































O PROGRAMA 

Durante o Turismo do Saber, 1.280 as crianças tiveram a oportunidade de conhecer as praias do Litoral de São Paulo, de norte a sul, pontos turísticos das 15 cidades em que ficaram hospedadas, além de fazer novos amigos. Ao todo, 32 delegações, formadas por 40 meninos e meninas, participaram da edição de janeiro do programa do Governo do Estado de São Paulo. 

O Turismo do Saber é promovido pela Secretaria de Turismo do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Fundação Prefeito Faria Lima/CEPAM (Centro de Estudos e Pesquisa de Administração Municipal) e a Secretaria da Educação. 

Para Márcio França, secretário de Turismo do Estado, o programa Turismo do Saber possibilita a inclusão dessas crianças socialmente por meio do turismo. “Na volta, cada uma delas poderá compartilhar suas descobertas e novos conhecimentos com seus familiares, amigos do bairro e da escola”, conta o secretário. E completa: “nosso litoral, bem como o interior, é rico em belezas naturais e histórias. E essas crianças sairão dessa experiência com os olhos abertos para enxergar de uma forma mais completa os atrativos de cada lugar e, consequentemente, do Estado de São Paulo”. 


Em julho de 2011, a etapa Litoral no Campo levou 640 alunos do litoral para passar cinco dias de suas férias nas montanhas da região do Vale do Paraíba e Serras. Época m que Queluz recebeu 40 crianças vindas da cidade litorânea Caraguatatuba 





0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

EXPEDIENTE

COMUNICA QUELUZ

COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE QUELUZ

RUA PRUDENTE DE MORAES, 100 - CENTRO

TEL1: (12) 3147-9020
TEL2: (12) 8854 -0600

prefeitura_queluz@yahoo.com.br

imprensaqueluz@gmail.com

TEL: (12) 3147-9021

MAPA DA CIDADE

 

EDITAIS E PUBLICAÇÕES

ONLINE

VISITANTES

Contador de visitas

CONTAS PÚBLICAS

TEMPO

CADASTRO E TRIBUTAÇÃO

TELEFONES ÚTEIS

VÍDEOS

PREFEITURA DE QUELUZ Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template