quarta-feira, 5 de setembro de 2012

PROERD FORMA MAIS DE 150 ALUNOS EM QUELUZ

05/09/2012


“Existe um programa que vai lhe ajudar, existe um amigo que vai lhe ensinar que o problema drogas merece atenção. É para manter-se a salvo é preciso dizer não” 

Foi entoando os versos da canção do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, o PROERD que mais de 150 crianças matriculadas no 5º ano do Ensino Fundamental das Escolas Municipais Capitão, Maria Mendes e Marilda Garcez reafirmaram seu voto de viver uma vida longe das drogas. 

Esses alunos puderam reafirmar esse compromisso na terça-feira, dia 28 de agosto, durante a formatura da turma, perante amigos, professores e familiares. 

Durante aproximadamente quatro meses os alunos assistiram palestras, responderam questionários, participaram de conversas e conheceram os problemas causados a uma pessoa que se envolve com qualquer tipo de substancia química, seja ela lícita ou não. 

Para o Soldado da PM, Silva, é muito gratificante poder ser um dos instrutores do PROERD há 10 anos. “É muito gratificante, como policial ser um exemplo de moral, de civismo e, principalmente, de exemplo no combate s drogas. Cada formatura é como se fosse à primeira,” disse emocionado. 

O trabalho de Silva só é possível porque a Secretaria de Educação firma, todos os anos, uma parceria de incentivo e cooperação para que este belo trabalho seja realizado. 

Cada aluno escreveu uma redação contando sobre o que aprendeu e leva para sua vida durante os encontros do PROERD, a melhor redação foi escolhida e presenteada com uma linda bicicleta. Quem saiu da formatura pedalando foi a aluna da professora Fátima, do 5ª ano C da Escola Capitão, Giovanna Alves. 

Giovanna ficou muito emocionada e agradecida. “Eu não achava que ganharia, porque sei que meus amigos também se dedicaram para escrever a redação. Fiquei muito feliz! Estou emocionada”. Mas além da felicidade por ter ganhado uma bicicleta novinha, Giovanna também está feliz por todo aprendizado que recebeu, “ Aprendi que devo ficar longe das drogas, que isso não vai me levar a nada. Outra coisa muito importante é que não devo menosprezar as pessoas, devo aceitar a todos, mesmo com as diferenças”, disse. 

Quem também ficou muito satisfeita foi a professora Fátima. “Esse foi meu presente do ano! Fico sem palavras!”, finaliza a professora. 

TODAS AS FOTOS DA FORMATURA PODEM SER VISTAS CLICANDO AQUI
FOTOS DE DÚH OLIVEIRA

O PROERD 

O PROERD é um programa eminentemente preventivo, estratégico, tendo como objetivo principal educar as crianças em seu meio natural, a escola, com o auxílio de policiais fardados e professores. Dá ênfase especial em alcançar as crianças na 5ª série do Ensino Fundamental, mostrando-lhes os efeitos das drogas e ensinando as habilidades necessárias e motivação para manterem-se longe desse mal. 

O programa também busca oferecer aos estudantes uma chance de ver os adultos corno amigos e pessoas em quem eles podem confiar. 

Permite às crianças desenvolverem uma atitude positiva em relação às autoridades e respeito pelas leis. 

O PROERD começou como um programa de parceria entre o Departamento de Polícia de Los Angeles e o Distrito Escolar daquela cidade, recebendo o nome D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education). Este esforço cooperativo foi guiado por dados estatísticos que mostraram alta eficiência em programas de prevenção baseados na tomada de decisões, estabelecimento de valores, resolução de problemas e estilos de vida positivos. 

Da Califórnia o programa D.A.R.E. se expandiu para todos os Estados Norte-americanos e para mais de quarenta países. No Brasil, contando com o apoio do D.A.R.E. - International, o programa recebeu o nome de PROERD e hoje é uma realidade em São Paulo e vários outros Estados brasileiros.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

EXPEDIENTE

COMUNICA QUELUZ

COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE QUELUZ

RUA PRUDENTE DE MORAES, 100 - CENTRO

TEL1: (12) 3147-9020
TEL2: (12) 8854 -0600

prefeitura_queluz@yahoo.com.br

imprensaqueluz@gmail.com

TEL: (12) 3147-9021

MAPA DA CIDADE

 

EDITAIS E PUBLICAÇÕES

ONLINE

VISITANTES

Contador de visitas

CONTAS PÚBLICAS

TEMPO

CADASTRO E TRIBUTAÇÃO

TELEFONES ÚTEIS

VÍDEOS

PREFEITURA DE QUELUZ Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template