17/02/2011
Quando os ponteiros dos relógios marcarem meia-noite neste sábado, dia 19, indicando o começo do domingo, dia 20; termina o horário brasileiro de verão e os relógios precisam ser atrasados em uma hora.
Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), nos últimos dez anos, o horário de verão possibilitou a redução média de aproximadamente 5% no uso de energia durante o horário de pico, que acontece entre 18h e 21h. Isso significa que as usinas deixaram de gerar, no horário de maior carga, aproximadamente dois mil megawatts a cada ano.
O horário de verão acontece entre a primavera e o verão porque, segundo especialistas, nessa época os dias são mais longos devido à posição da terra em relação ao sol. Isso colabora para que a luminosidade solar se estenda por mais tempo.
Ainda de acordo como MME, o Distrito Federal e os estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul aderiram como oficial o horário de verão nessa época.
Desde 2008 que a mudança acontece sempre no terceiro domingo de outubro e termina na madrugada do terceiro sábado para o domingo de fevereiro.
0 comentários:
Postar um comentário