QUELUZ DEFINE PARTICIPANTE PARA TABUADA VANGUARDA 2010
Queluz ficou conhecendo na manhã de hoje, dia 9, o representante da cidade na disputa pelo título da 3ª edição do Projeto Tabuada Vanguarda, da Rede Vanguarda, afiliada da TV Globo.
O aluno do 8º ano da Escola Municipal Maria Mendes Guerra Pereira, no Bairro da Palha, José Mota Júnior, 13 anos, conseguiu resolver corretamente as 16 questões da prova classificatória e foi selecionado para representar o município nas próximas etapas do projeto.
Essa foi a terceira vez que o estudante tentou participar da disputa. No ano passado ele chegou a integrar o grupo da seletiva municipal, mas não conseguiu se classificar.
Para José, o maior desafio que encontrava nos anos anteriores era o nervosismo. “Eu ficava muito nervoso na hora de resolver os exercícios, isso atrapalhava que eu tivesse um bom resultado”, disse.
Durante as férias de dezembro e janeiro sua principal diversão foi se dedicar aos livros de matemática para se preparar melhor para a competição.
Confiante, José disse que agora será preciso estudar muito mais e ir treinando para conseguir controlar sua ansiedade e nervosismo. “A disputa vai ser difícil, tem muita gente boa e de raciocínio rápido nessa competição, vou me preparar o máximo possível. Estou confiante”, sorridente, disse o garoto.
Outras cidades da região que estão participando do projeto terão até amanhã, dia 10, para fazer sua seletiva e escolher qual aluno representará a cidade. Depois desse processo, todos os selecionados serão divididos em quatro grupos. Os alunos de cada grupo competem entre si, classificando um aluno de cada grupo para a fase semifinal. A disputa do 3º e 4º lugar serão no dia 7 de abril e a final acontece no dia 14 do mesmo mês.
No ano passado, a jovem Isabela, de São José do Barreiro, no Vale Histórico, foi a campeã da competição. Agora as expectativas são para que o título permaneça na região, só que dessa vez em Queluz, que, aliás, foi cenário da infância e adolescência de um dos maiores matemáticos e escritores do século, Júlio César de Mello e Souza, ou Malba Tahan, autor de “O homem que calculava”.
FOTO: PAULO SAMPAIO/COMUNICA QUELUZ
Da esq. para dir. Luma Gomes, Gustavo Ferreira, Giliardi Donizetti competiram com José Mota (último de verde) a vaga para disputa regional do Tabuada Vanguarda. FOTO: PAULO SAMPAIO/COMUNICA QUELUZ
José Mota, concentrado resolvendo os exercícios da prova classificatória. FOTO: PAULO SAMPAIO/COMUNICA QUELUZ
FOTO: PAULO SAMPAIO/COMUNICA QUELUZ
0 comentários:
Postar um comentário