O município de Queluz foi pré certificado com selo “Município Verde Azul”, com a reavaliação das notas, a cidade conseguiu fechar com 80,20 pontos na classificação geral.
O projeto do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, avalia como anda o tratamento das questões ambientais nos municípios paulistas. De uma lista com dez diretivas que são avaliadas, os municípios recebem notas de 0 a 10 por suas ações. Quem conseguir pontuar acima de 80, recebe o selo.
A prefeitura entrou com recurso junto a secretaria para reavaliação das notas nos quesitos “Uso da Água”, “Mata Ciliar” e “Conselho Ambiental”, que receberam nota incompatível com as ações realizadas.
Já em outras seis diretivas o município foi dez, atingindo a pontuação máxima em “Educação Ambiental”, “Estrutura Ambiental”, “Arborização Urbana”, “Poluição do Ar”, “Lixo Mínimo” e “Habitação Sustentável”.
De acordo com a coordenadora do Departamento do Meio Ambiente, Elisangela Cendretti, o município já começa a desenhar as ações ambientais que acontecerão no decorrer do ano. Entre as novidades estão a continuação do programa “Criança Ecológica”, com a distribuição das cartilhas, que começa mais cedo, agora em abril.
A criação do “Dia da Criança Ecológica”, provavelmente em outubro, com o envolvimento de todas as escolas participantes do projeto. “Será um grande evento, nos moldes de uma feira, aberto a toda a comunidade que terá a oportunidade de conhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido com as crianças”, explica a coordenadora.
Ainda está prevista a criação de uma nascente pedagógica onde as crianças irão vivenciar desde a degradação até a recuperação da nascente. Todo o processo levará cerca de um ano.
Elisangela ainda afirma que haverá um trabalho intenso em todas as demais diretivas.
Prefeito José Celso Bueno e o Secretário Estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano - FOTO: LUCIANA MENDES
0 comentários:
Postar um comentário