Nesta quarta-feira, dia 5, os queluzenses compareceram no Laboratório Municipal de Análises Clinicas por uma boa causa. Profissionais do Hemonúcleo de Taubaté estiveram na cidade para colher o sangue dos doadores. O número oficial de pessoas que passaram pelo local ainda foi divulgado, mas cogita-se que 30 doadores participaram da campanha.
De acordo com a responsável pela enfermagem do Hemonúcleo, Pércida Duarte Silva, a campanha de doação começou mais cedo este ano, pois no inverno, principalmente nos dias mais frios, o número de doação cai, mas a demanda de transfusão de sangue aumenta. “Por isso começamos mais cedo para abastecer os nossos estoques, para que não falte sangue quando as doações começarem a diminuir”, disse.
Para doar, a pessoa precisa ter idade entre 18 a 65 anos, estar em boas condições de saúde, não estar fazendo uso de medicamentos, e não há necessidade de estar em jejum, apenas recomenda que se evite uma alimentação pesada, com alimentos gordurosos.
O sangue doado passa por uma análise que é encaminhada para a Unidade de Saúde do município, podendo o doador retirar o resultado. Entre os principais exames estão: HIV, Hepatite B e C, doença de Chagas, entre outros.
A equipe do Hemonúcleo estará percorrendo outras cidades da região nos próximos dias.
FOTOS: PAULO SAMPAIO/COMUNICA QUELUZ
0 comentários:
Postar um comentário