Em janeiro, a SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) iniciou a instalação de um sistema de tubulação para a captação de água do Rio Paraíba do Sul, na cidade de Queluz. O novo projeto, segundo a empresa, foi desenvolvido para ser acionado apenas em situações de emergência, caso o Rio Entupido, que abastece os reservatórios, não consiga atender a demanda ou por algum outro problema que invibialize a retirada de água do local.
O projeto foi idealizado devido uma forte seca em 2007, que baixou o nível dos reservatórios da companhia na cidade. “É responsabilidade da empresa ter um segundo plano, uma alternativa que consiga suprir as necessidades em casos emergenciais. O abastecimento de água não pode ser interrompido a longo prazo. Por isso desenvolvemos esse plano que estará pronto para fazer a captação de água a qualquer momento se necessário”, explicou o encarregado do Posto de Operações da SABESP de Queluz, Luiz Gustavo Vaz Camargo.
Outras medidas para a preservação das margens do Rio Entupido serão tomadas pela empresa, que pretende plantar 25 mil mudas de árvores no local. Essa quantidade irá somar com as 8.335 mudas plantadas no ano passado, na CDHU.
O Rio Entupido continuará abastecendo normalmente os reservatórios da SABESP em Queluz, que abastece diariamente 2 milhões de litros de água para a população queluzense.
0 comentários:
Postar um comentário