Formada no ano de 2005, tendo na sua formação alunos do Projeto Música nas Escolas. Desde então participou de diversos concertos em Barra Mansa e cidades vizinhas tais como: concertos nas Unidades Escolares da Secretaria de Educação de Barra Mansa, Festival de Inverno em Queluz (2006 e 2007), Rio Claro na Semana Fagundes Varela (2006), Encontro de Bandas promovido pela Prefeitura de Andrelândia (2006). Campeã em 2007, 2008 e 2009 do Campeonato Nacional de Bandas Sinfônicas promovido pela CNBF. Em abril de 2009 Participou do Concurso de Bandas em Conceição de Macabú, onde foi premiada como melhor grupo musical. Se apresentou na programação do Festival de Bandas em Serra Negra - SP em junho de 2009.
Hoje é formada por mais de 80 músicos, entre eles, professores, monitores e alunos avançados do Projeto Música nas Escolas. Maestro José Flávio Pereira
BANDA SINFÔNICA DE QUELUZ
Apresenta-se em quase todos os Festivais da região sob a regência do Maestro Vinicius Arruda.
BANDA SINFÔNICA JOVEM MÁRIO PORTES DE MOGI DAS CRUZES
A Banda Sinfônica Jovem Mário Portes da Escola Municipal Prof. Mario Portes, é o principal segmento do projeto “MÚSICA: FORMAÇÃO, EXPRESSÃO E EMOÇÃO” que hoje conta com 537 alunos. Num total hoje de 88 integrantes a Banda Sinfônica Jovem reúne os mais destacados alunos da Iniciação Musical II e avançados e dos grupos de Percussão. São crianças que têm revelado notável talento, aos quais se propicia continuidade nos estudos, e aperfeiçoamento técnico-musical. Entre os integrantes, temos alunos, ex-alunos e alunos de outras escolas públicas de Jundiapeba, divididos em: cordas, madeiras, metais e percussão.
Em cinco anos de existência, a Banda Sinfônica Jovem Mario Portes vem ganhando popularidade e reconhecimento, e é sucesso absoluto de público e critica local e especializada. A trajetória de concertos de Sinfônica Jovem teve seu início em 2005 com: “Metais e Percussão In Concert”. Em 2006, arrancou aplausos do público mogiano com o concerto “Do Erudito ao Popular... Uma Aquarela de Estilos”, que deu origem ao primeiro DVD do grupo. Em 2007, o “Fórum Mundial de Educação-Alto Tietê”, teve sua música tema: “Abra Seu Coração”, orquestrada e executada pela BSJ. A temporada de 2009 ficou marcada com: “Emoção em Todos os Tons” e “Villa Lobos Para Crianças”
Maestro Daniel Bordignon e Maestro Wagner de Oliveira
BANDA DE MÚSICA DO 5º BIL
Teve sua origem em 1908, pela fusão de um grupamento de músicos da Banda do 12º Batalhão de Caçadores, que chegaram a Lorena.
Em 1953, com a organização do 5º RI (Regimento de Infantaria) de Lorena, a banda passou a ser conhecida como: Banda de Música do Regimento Itororó, que veio a participar de vários concursos de bandas militares, obtendo vários títulos de campeã.
Além de cumprir sua profícua missão de através das marchas vibrantes, manter alto o moral da tropa. Executa desde MPB até peças clássicas. Atualmente a Banda de Música do 5º BIL é composta por 39 músicos.
Regente Tenente Jairo Márcio de Ávila Lopes e Tenente Luiz Carlos
No inicia de sua formação, seu foco principal era ter um repertório predominantemente erudito, mais atualmente, devido ao grande número de apresentações e à diversidade de público, a BRM do CPI-1passou a incorporar em seu repertório não só o erudito, mas músicas dos mais variados gêneros.
A BRM do CPI-1 realiza não só desfiles cívicos militares, como também apresentações aos mais diversos tipos de públicos e nos mais variados tipos de ambientes, mais, além disso, ainda realiza policiamento ostensivo nas cidades da região, e recentemente, iniciou um projeto de iniciação musical para os alunos da rede pública, em algumas unidades escolares em que foram constatados índices preocupantes de evasão escolar, agressões entre alunos e professores, danos ao patrimônio público e uso de entorpecentes, sendo que nesta unidade os policiais da BRM levam a iniciação a boa música aos alunos das escolas, enquanto também é realizado o policiamento no perímetro escolar, contribuindo assim para a redução de tais índices e a construção de uma comunidade escolar com foco nas habilidades positivas dos seus alunos.
Regência do Sargento PM Marcos Cardoso Prudente.
FOTOS: PAULO SAMPAIO/COMUNICA QUELUZ
0 comentários:
Postar um comentário