O programa “Documentação da Trabalhadora Rural”, promovido pelo MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) em parceria com a Prefeitura de Queluz e o Consórcio do Vale Histórico, promoveu nesta segunda-feira, dia 12, a emissão gratuita de documentos para a população da cidade, com foco principal nas mulheres que trabalham no campo.
Durante o dia, foi oferecida a emissão de documentos como: RG, CPF, Carteira de Trabalho, 2ª via de certidões de nascimento e casamento e atendimento do INSS, com cadastro de segurado especial e informações gerais.
De acordo com os organizadores, 158 pessoas foram atendidas com o programa. Os serviços mais procurados foram a emissão de RG e CPF.
Segundo Raimundo Batalha, responsável pelo projeto no estado de São Paulo, muitas pessoas, especialmente as mulheres que moram nas áreas rurais, perdem o acesso a políticas públicas e benefícios do governo pela falta de documentos, “por isso a importância desse programa”, defendeu.
Batalha aponta como principais pontos positivos a oportunidade do cidadão encontrar num mesmo espaço, a possibilidade de emitir ou regularizar vários documentos de uma única vez.
Os serviços também serão oferecidos em outras cidades do Vale Histórico. Na terça-feira, dia 13, a população de Silveiras recebeu a visita do programa, que ainda passou por Areias, no dia 14, e percorrerá Bananal e São José do Barreiro, no dia 15, finalizando em Arapeí, no dia 16.
0 comentários:
Postar um comentário