Investimentos na prevenção de desastres e regulamentação de mototaxi também foram temas da reunião
A cidade de Jambeiro foi a escolhida para sediar a oitava reunião do Codivap (Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte), que aconteceu na sexta-feira, dia 20.
O primeiro tema discutido na reunião foi a Gestão de Saúde Pública, com o palestrante Roberto Gordilho de Oliveira Leite, diretor de sistemas da empresa Soluções MV. Ele garantiu que a solução para toda área pública e privada é a informatização da rede de saúde, interligando-os e focando sempre no cidadão. Citou também os benefícios com a implantação do projeto, como a identificação única e nominal de cada paciente, a centralização das informações clínicas, o prontuário único e o acompanhamento epidemiológico online. “A principal meta é a reestruturação dos postos de saúde e os seus atendimentos para acabar com o problema das filas”, argumentou Gordilho.
Investimento na Prevenção de Desastres foi o segundo tema em pauta. A Major da Polícia Militar e Coordenadora Regional da Defesa Civil, Elaine Nikoluk, afirmou que os problemas de hoje não são de caráter municipal e sim na visão de fronteiras. Um mapeamento feito em 2006 apontou 122 áreas de risco nas cidades da região. É importante a criação de uma coordenadoria municipal estruturada para reaproveitar os recursos já existentes em cada cidade e melhorar a gestão com a integração das partes. “A coordenadoria municipal não funciona se não tiver um coordenador vocacionado e o mapeamento correto dos riscos e recursos que o município precisa”, garante.
Para o prefeito de Aparecida, Antônio Márcio de Siqueira, a questão levantada é muito importante e deveria ser o tema único da próxima reunião do Codivap. O prefeito de Queluz questionou a questão de estar sobrando recursos por falta de projetos. “Eu fiz todo o trabalho que tinha que ser feito e dos sete apenas dois projetos foram aprovados”, disse José Celso Bueno.
Na reunião também foi apresentado a Lei Federal e Regulamentação de Motofrete e Mototaxi na região. O presidente do SindiMoto Vale, Benedito Carlos dos Santos, sugeriu que a lei fosse uniforme para todas as regiões . “Com essa regulamentação vai diminuir o número de multas e até de acidentes envolvendo as motocicletas”, afirma.
0 comentários:
Postar um comentário