3 DE AGOSTO - O Codivap (Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte), reuniu na última sexta-feira (30), em Tremembé, os prefeitos das cidades que fazem parte da região para discutirem os planos municipais de saneamento e a criação da região metropolitana.
Em um clima descontraído a reunião iniciou com a voz marcante do Tenor Jorge Durian. O primeiro assunto as ser discutido foi o Plano Municipal de Saneamento Básico. O engenheiro responsável Paulo Vilela, disse que o objetivo desse projeto é o estudo da sustentabilidade dos municípios e a viabilidade dos recursos para a realização dos planos.
O projeto está sendo desenvolvido pelo consórcio PLANSAN 123, onde a ETEP, Hagaplan e JNS fazem parte. A meta é de estar com os 40 planos dos municípios prontos até o final desse ano. A aprovação dos planos vai depender das audiências, das secretarias e dos municípios.
Na reunião também foi apresentada a Lousa Interativa pelo Diretor Comercial Laurindo Campi, que faz parte do grupo português Clasus Board.
Campi citou as vantagens de ter uma lousa digital nas salas de aula, como as dinâmicas e o melhor controle do professor na sala de aula, além de ser um atrativo para o aluno. A lousa permite que toda a informação possa ser arquivada e compartilhada.
O terceiro tema abordado foi sobre as parcerias do Banco do Brasil com o superintendente Regional Jocil José Centanin, que apresentou as melhorias que ocorreram devido à parceria com o banco Nossa Caixa, como a operacionalização dos serviços prestados aos municípios e a ampliação do horário de atendimento.
Sobre a criação da Região Metropolitana, o Codivap recebeu a visita do ex-presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista Alberto Mourão.
De acordo com Mourão, as vantagens para se criar uma Região Metropolitanas são muitas, como a melhoria do transporte coletivo, o acesso a educação e a geração de empregos. Ele acredita que a única desvantagem é de tentar fazer com que a sociedade acredite que todo o processo venha do poder público para a população, quando na verdade, a discussão tem que ser feita com a participação da sociedade e com os municípios envolvidos.
O Presidente do Codivap e Prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, acredita que a Região Metropolitana é importante, mas que não vai mudar o modelo de cada cidade.
O diretor da Revista Prefeitos e Gestões Milson Muscovick, apresentou aos presentes o um suplemento da revista intitulado de Caderno São Paulo que irá abranger os municípios que fazem parte do consórcio. A revista foi criada ha três anos, é mensal, com 20 mil exemplares distribuídos por todo o Brasil. Além da revista, também foi colocado a disposição um portal online dedicado aos prefeitos.
O prefeito de Tremembé José Antônio de Barro Neto agradeceu a presença de todos e frisou a importância das reuniões e do Codivap. “Essa é a segunda vez que eu recebo a reunião do Codivap na minha cidade. É de extrema importância que o Consórcio se fortaleça cada vez mais e que os prefeitos participem das reuniões para que juntos possamos buscar melhorias para a nossa região”, finalizou.
0 comentários:
Postar um comentário