Os prefeitos das seis cidades que compõe a região do Vale Histórico se reuniram na manhã desta segunda-feira, dia 9, no prédio da bicentenária Fazenda Pau D’Alho, em São José do Barreiro, para discutirem propostas para o desenvolvimento dos municípios. Entre elas, a instalação de torres para o acesso à internet, a criação de uma associação de produtores rurais e o balanço das ações de divulgação do SEBRAE.
O encontro iniciou com o desabafo do prefeito de Queluz e presidente do Consórcio do Vale Histórico, José Celso Bueno, sobre o atual cenário econômico dos municípios brasileiros com a diminuição do repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). “Esta atitude tem obrigado as prefeituras a fazerem verdadeiras ‘acrobacias’ para adequar o dinheiro recebido do FPM com as despesas do município”, disse Bueno, que recebeu o apoio dos demais prefeitos da bancada, que compartilham o mesmo problema.
O SEBRAE comemorou o bom desempenho da participação do Circuito do Vale Histórico no Festival de Inverno de Campos do Jordão, outro assunto abordado durante o encontro entre os chefes do executivo.
Durante a alta temporada de inverno, profissionais do SEBRAE ficaram na cidade para promover os atrativos turísticos da região. Cerca de quatro mil pessoas passaram pelo Espaço VIVO, onde foi instalado um stand especial para a divulgação dos seis municípios.
O valor das ações de marketing do SEBRAE gira em torno R$ 1.500 milhão e envolve outros dois outros consórcios regionais. Nesta semana um stand ficará montado na Bienal do Livro em São Paulo. A região também será divulgada em outros eventos.
De acordo com Augusto Ferreira, gerente do SEBRAE, outros projetos estão sendo desenvolvidos para aumentar o número de turistas na região, como a produção de um vídeo para ser exibido nas salas de cinema da capital paulista e a instalação de uma estrutura permanente na Basílica de Nossa Senhora Aparecida e na Canção Nova de Cachoeira Paulista, ajudando a apresentar os pontos turísticos e informações gerais das cidades históricas.
Atendendo ao pedido do prefeito de Areias, José Antônio Fernandes, os demais prefeitos também estarão recorrendo com medidas necessárias para frear as ações da empresa de ônibus Pássaro Marrom, que promoveu na última semana um corte brusco nos horários de ônibus na região, principalmente na linha Areias X Cruzeiro. O próximo corte será nos horários da linha Queluz X Cruzeiro.
Os prefeitos irão recorrer à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).
Temas relacionados ao desenvolvimento de cursos on-line e a instalação de torres para o acesso à internet via rádio, também foram outros discutidos.
O último assunto abordado foi a criação de uma associação de produtores rurais que envolva os seis municípios. Uma reunião com representantes de cada cidade deverá ser agendada para dar início ao projeto.
A próxima reunião do Consórcio do Vale Histórico acontece em Bananal, no próximo dia 17 de setembro.
0 comentários:
Postar um comentário