Os alunos da escola municipal Marilda da Silva Garcez Ferraz de Carvalho, no Bairro da Figueira, em Queluz, participam desde o início do mês do projeto “Capoeira Educativa”, lançado pela prefeitura da cidade, por meio das secretarias de Esporte e Lazer, Educação e Desenvolvimento Social.
Todas as segundas, quartas e sextas, aproximadamente 170 crianças e adolescentes utilizam o espaço da escola em período contraturno para praticar esse, que foi o único esporte criado no país.
De acordo com o mestre de capoeira, Professor Cidinho, a intenção do projeto é que os participantes se envolvam mais com o ambiente escolar, ocupem o tempo ocioso e se dediquem a prática de um esporte e de uma cultura diferentes.
Durante as aulas, os participantes aprendem diversas técnicas, além de conhecer mais sobre a história do Brasil, já que a prática da capoeira teve papel fundamental na época do Império.
O professor comentou que, dentro da lei 10.639, é obrigatório a comemoração e o incentivo das culturas afro descendentes, por isso, a capoeira tem se tornado um dos esportes mais incentivados atualmente. Na grade curricular de algumas instituições de nível superior a modalidade já está incluída.
Cidinho adiantou que o projeto prevê futuramente abranger toda comunidade do bairro.
Outras oficinas também serão oferecidas aos alunos da mesma escola, por meio de uma parceria com o Ponto Queluz de Cultura. Serão oficinas de Teatro, Dança de Rua, Dança Contemporânea e Origami.
0 comentários:
Postar um comentário