Cinco jurados participaram na última sexta-feira (27), da seleção dos textos que representarão o município de Queluz na etapa estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Foram classificados quatro textos e outros onze suplentes nas categorias poemas, memórias literárias, crônicas e artigos de opinião, escritos por alunos da rede municipal e estadual de ensino do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.
Os jurados, profissionais das áreas da educação e comunicação, ficaram satisfeitos com o alto nível apresentado nos textos elaborados pelos estudantes. Todos os trabalhos abordavam temáticas relacionadas aos aspectos turísticos, naturais, relatos de moradores, e análise sobre o cotidiano e o desenvolvimento da cidade.
Os textos selecionados pela comissão julgadora, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, serão enviados para a Coordenação da Olimpíada, que os encaminha para as Comissões Julgadoras Estaduais, nos 27 estados da federação e no distrito federal. No total, de 20 de setembro até 22 de outubro serão selecionados até 500 textos semifinalistas em todo o Brasil.
Os semifinalistas e seus respectivos professores viajam para uma capital do país, de acordo com a categoria em que estão inscritos. Nessa etapa, participam de atividades culturais e de formação. Na ocasião, os alunos aperfeiçoam seus textos. Ao final do encontro, são selecionados até 152 finalistas.
A última etapa acontecerá no dia 29 de novembro, num encontro nacional em Brasília onde serão anunciados os 20 vencedores nacionais, cinco em cada categoria. Os professores e alunos receberão medalha, microcomputador e impressora. Já a escola receberá 10 microcomputadores, uma impressora e livros para a biblioteca.
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é realizada pelo Ministério da Educação e pela Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec (Centro de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária) e contou nesta etapa, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.
0 comentários:
Postar um comentário