Proprietários de cães e gatos que residem em Queluz têm até o próximo dia 27 de agosto para vacinarem seus animais contra a raiva. Neste período, os profissionais da Vigilância Sanitária estarão percorrendo diversos bairros do município, inclusive da zona rural.
Até sexta-feira, dia 20, um posto fixo de vacinação ficará à disposição da população em frente ao Clube do Trabalhador (CANECO), no Centro, das 8h30 às 11h e das 13h às 16h.
Os bairros da Figueira, São Geraldo, Canção Nova e Palha I e II já receberam a visita dos profissionais da campanha. Nesta quarta-feira, dia 18, a equipe atende os moradores do Alto do Cemitério, em frente ao Asilo São Vicente de Paulo, das 8h30 às 11h, e das 13h às 16h percorrerão o Conjunto Habitacional Tonico Garcez (Casas Populares).
Na quinta-feira, dia 19, a vacinação acontece na Nova Queluz, das 8h30 às 11h, na praça do bairro. No período da tarde, a equipe estará em frente a Ginásio Poliesportivo, conhecido como Quadra Coberta, no bairro da Porteira.
Na sexta-feira, dia 20, das 8h30 às 10h, no bairro do Fogueteiro, em frente à Caixa D’Água. Das 10h às 11h, na praça do bairro São Benedito e das 13h às 16h, no Alto Santo Antônio, em frente a igreja do padroeiro do bairro.
Na semana que vem a equipe realizará a campanha nos bairros da zona rural do município. Na segunda, dia 23, a partir das 8h30, os bairros São Roque, Palmeiras e Sertãozinho serão os alvos da campanha.
Na terça, dia 24, Pedreira e União. Os bairros Estrela, Restauração, Salto e Ponte das Marrecas, na quarta-feira, dia 25.
No dia 26, na quinta-feira, Entupido, Boa Vista, Usina, Bela Aurora e Marambaia, terão seus animais vacinados. E na sexta-feira, dia 27, os locais serão determinados pela Vigilância Sanitária.
A vacina deve ser aplicada anualmente em animais acima de três meses de idade, até mesmo nas fêmeas que estiverem amamentando, prenhas ou no cio. Animais com diarréia, secreção ocular ou nasal, sem apetite ou que estão convalescendo de cirurgias ou outras enfermidades não devem ser imunizados.
RAIVA
A raiva é uma doença transmissível de animal para animal e de animal para o ser humano. Ela é caracterizada pelo contágio direto, ou seja, por meio de mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou morcegos infectados. A raiva está controlada no município de São Paulo desde 1983.
RECOMENDAÇÕES PARA A HORA DA VACINAÇÃO
• Cães dóceis devem estar com coleira e guia; ser conduzidos por pessoas com tamanho suficiente para controlá-los e contê-los, no momento da vacina;
• Crianças não devem levar os animais para vacinar;
• Animais bravos devem estar com focinheiras, para não oferecer nenhum risco de agressão ao proprietário ou a outras pessoas;
• Gatos são naturalmente muito assustados e devem ser levados em caixas de transporte ou similar, para evitar fugas ou acidentes.
0 comentários:
Postar um comentário