O prefeito de Queluz, José Celso Bueno, participou nesta sexta-feira, dia 17, da reunião ordinária do Conselho de Prefeitos do Codivap (Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Mantiqueira), que aconteceu no Parque Vale do Itaim, em Taubaté.
O primeiro tema discutido foi “O Ministério da Agricultura e suas ações na região codivapiana”, com a presença do ministro da Agricultura Wagner Rossi. O ministro explanou sobre o crescimento da agricultura brasileira através dos programas e incentivos do Governo Federal. “A agricultura vive um momento significativo. O Brasil mantém atualmente a liderança e exporta cerca de 68 bilhões de dólares”, disse Rossi.
O secretário de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, Pedro Rubez Jehá, falou sobre o Sistema Integrado de Licenciamento (SIL). Pelo SIL, o licenciamento, que é o maior obstáculo para legalização completa das empresas, pode ser feito inteiramente pela internet por empresas de baixo risco. Algumas cidades já estão com o sistema disponível e funciona no portal Poupatempo do Empreendedor.
As ações conjuntas para prevenção de catástrofes em razão das chuvas de verão foi o tema abordado pelo Coronel Luiz Massao Kita, secretário de Estado da Casa Militar. Ele disse que o principal objetivo é conscientizar os prefeitos em manter a defesa civil nas cidades e traçar metas e estratégias em cima de um desastre natural ou tecnológico. “Como aconteceu em Cunha e São Luiz do Paraitinga, ninguém está livre desse tipo de acidente e é importante estar prevenido contra um desastre”, garante Kita.
O prefeito de Ubatuba, Eduardo César, disse que com a ajuda do coronel quer fazer uma convocação aos prefeitos para que 100% das cidades codivapianas tenham uma defesa civil.
MULHER
Durante a reunião, também aconteceu o encontro entre as primeiras damas e secretárias de Desenvolvimento Social da região que aconteceu no CEMTE (Centro Municipal Terapêutico Especializado), onde a primeira dama da cidade de Taubaté, professora Luciana Peixoto, apresentou a área aos presentes.
Ao compor a mesa, a reunião começou com a apresentação dos projetos sociais desenvolvidos pelo CEMTE e pelo FUSSTA (Fundo de Social de Solidariedade de Taubaté) com a primeira dama de Taubaté. “São 56 projetos sociais desenvolvidos em todos os segmentos envolvendo toda a sociedade e principalmente as pessoas carentes”, afirma Luciana.
Em seguida, a Coordenadora de Projetos do FUSSESP, Márcia Heleno, apresentou o projeto Visão do Futuro e esclareceu todas as dúvidas que as primeiras damas ainda tinham sobre o projeto e explicou ainda a ampliação do projeto para crianças de 2 a 6 anos de idade. “A prevenção é muito importante desde cedo, para quando a criança ingressar na escola, já não esteja mais com o problema ocular”, acredita Márcia.
*Com informações e alguns trechos na integra baseado nos releases recebidos da assessora de imprensa do Codivap Crizane Ferreira e de Lucianna Miotto.
1 comentários:
Gostei de ver trechos dos meus textos e minhas fotos no blog =)
Postar um comentário