A secretária de Educação de Queluz, Maria Alice Ribeiro Costa, e outros quatro educadores da rede municipal de ensino participaram neste fim de semana, nos dias 17 e 18, na Faculdade Nogueira da Gama, do II Fórum de Inclusão Social do Instituto Lucas Amoroso, com o tema: “A pessoa com Síndrome de Down”.
Durante os dois dias, profissionais das áreas da saúde e educação ministraram palestras com foco nas pessoas com a síndrome.
Entre os palestrantes, a fonoaudióloga Márcia Amoroso falou sobre o tema “Auxiliando o desenvolvimento da linguagem oral na criança com Síndrome de Down”. “O desenvolvimento da aprendizagem e a sexualidade da pessoa com Down” foi discutido com a psicóloga e psicopedagoga Kátia Massini Jorge. A “Inclusão Escolar” foi o tema da professora e doutora Maria Teresa Égler Mantoan.
SÍNDROME DE DOWN
A síndrome de Down é uma anomalia nos cromossomos que ocorre em 1,3 de cada mil nascimentos. Por motivos que ainda se desconhece, um erro no desenvolvimento da célula leva à formação de 47 cromossomos em lugar dos 46 que se formam normalmente. O material genético em excesso muda levemente o desenvolvimento regular do corpo e do cérebro.
É um dos defeitos genéticos de nascimento mais comuns e afeta todas as raças e a todos os níveis econômicos igualmente. Não existe cura para a síndrome e tão pouco é possível preveni-la. Em nenhum caso, a Down pode atribuir-se a algo que fizeram ou deixaram de fazer os pais.
0 comentários:
Postar um comentário