Na manhã desta segunda-feira, dia 14, os alunos do curso Técnico de Informática, sala descentralizada em Queluz/ETEC Centro Paula Souza, tiveram a oportunidade de conhecer o supercomputador NEC SX-6 no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) na cidade de Cachoeira Paulista (SP).
O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), localizado no INPE, recebeu os alunos para uma apresentação dos trabalhos realizados no Centro. Na ocasião os alunos puderam conhecer o supercomputador NEC SX-6 que atualmente armazena todos os dados recebidos por cinco satélites espaciais.
Mas o NEC SX-6 está se aposentando. De acordo com os funcionários do centro ele está sendo substituído pelo supercomputador Cray XT6, chamado de Tupã. O Tupã deve entrar em plena operação ainda no primeiro semestre 2011 e vai possibilitar a geração de previsões de tempo mais confiáveis, com maior prazo de antecedência e de melhor qualidade.
Ainda na visita, os alunos puderam conhecer a Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DSA), que é o local responsável por receber os dados enviados pelos satélites e repassar para o CPTEC. Lá tiveram oportunidade de ver gráficos e imagens em tempo real.
Para uma das alunas, Gilmara Correa, conhecer o local foi de extrema importância. “Pude compreender como é feita a previsão do tempo e os diversos estágios até que chegue ao nosso conhecimento”, diz Gilmara. Ainda de acordo com ela conhecer o supercomputador e ter acesso a essa tecnologia de ponta, é importante para agregar conhecimento na área em que estuda.
Os alunos conhecem os supercomputadores do CPTEC/INPE
Supercomputador SX-6, da NEC, o terceiro do CPTEC, começou a processar as previsões de tempo e clima em 2004 (Foto:Divulgação CPTEC/INPE)
Novo supercomputador ampliara em 50 vezes a capacidade de processamento no INPE (Foto:Divulgação CPTEC/INPE)
0 comentários:
Postar um comentário