No próximo sábado, dia 15 de outubro, a partir da 18h30, acontecerá na cidade de Queluz uma Contação de Histórias - Malba Tahan.
Durante o evento acontecerão apresentações teatrais, danças, e mestres, como Juraci de Faria, Suellen, Gisele Lemos, Cristiane Araújo, Claudia Hartung, conhecedores da vida e obra de Malba Tahan falarão sobre esse grande gênio.
“É um evento cultural sobre o grande legado deste matemático, escritor reconhecido internacionalmente que passou sua infância em nossa Queluz. E todos estão convidados a participar desse evento”, avisa Luiz Carlos Junior Santos, arte-educador do Ponto Queluz de Cultura.
Malba Tahan, que faleceu em 1974, com 79 anos, foi professor durante toda sua vida. Mestre criativo, de eloquência inesquecível, escreveu mais de 120 livros, sendo o “O homem que calculava” sua obra mais conhecida.
Considerado o mais importante professor de Matemática do Brasil, foi arauto e precursor de uma nova forma de ensinar, que conjugou imaginação e ciência, poesia e moral, religião e interdisciplinaridade, jogos e fantasia, muitas décadas antes dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais).
Como todos os gênios do bem, Julio César de Mello e Souza estava a frente de seu tempo, sonhava alto, muito alto. Com altruísmo e originalidade, construiu, como poucos, uma das mais formidáveis contribuições para a Educação e Literatura brasileira.
“Definitivamente, há que se valorizar o legado cultural deixado por Malba Tahan, o carioca Julio César de Mello e Souza, um brasileiro humilde, que teve sua infância em Queluz, em cuja trajetória de vida tornou-se, por seu extraordinário esforço, inteligência e criatividade, um dos mais valiosos educadores de nosso país”, acredita Vicente Vale, secretário de Cultura e Turismo em Queluz.

0 comentários:
Postar um comentário