quarta-feira, 30 de novembro de 2011

SAÚDE: CONHEÇA O SERVIÇO DO CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES

30/11/2011



Hoje a secretária de Saúde, Imaculada Magalhães, nos apresenta mais um serviço oferecido pela Prefeitura Municipal de Queluz, através da secretaria de Saúde. Esse serviço é o Centro de Controle de Zoonose, o CCZ. 

Conheça esse serviço através da voz de Imaculada;  

Para ouvir, clique no player abaixo:




Seguem mais informações!

A Secretaria de Saúde tem a missão de administrar recursos humanos e materiais em todos os aspectos relacionados a saúde da população queluzense. Zelando principalmente pelo respeito da vida e humanização do atendimento. 

Cabe à Secretaria de Saúde o gerenciamento dos serviços do Programa de Saúde da Família, o PSF, a Vigilância Epidemiológica, Sanitária e o Centro de Controle de Zoonoses, que em conjunto, buscam soluções de caráter preventivo para evitar doenças e agravos à saúde coletiva. 

Hoje, pretendemos esclarecer quais são as atividades realizadas pelo Centro de Controle de Zoonoses, o CCZ, que foi normatizado em nosso município pela lei municipal 514/2010. 

Zoonoses são infecções e doenças que podem ser adquiridas quando temos contato com animais de estimação como, por exemplo, o cachorro e o gato. 

Quando se fala em Centro de Controle de Zoonose, o CCZ, estamos falando em diminuir os riscos à saúde humana, ocasionadas pela convivência homem-animal que é feita de maneira inadequada. 

Por isso que a meta do CCZ é atender o mais prontamente possível às solicitações da população, priorizando sempre a qualidade das informações transmitidas e a preocupação com a saúde. 

A primeira atitude a ser tomada é providenciar o Registro Geral de Animais, o RGA, de seu bichinho de estimação. Esse documento é obrigatório e é emitido gratuitamente pelo CCZ aqui de Queluz. Nesse Registro vão conter todas as informações do animal e de seu responsável. 

Esse RGA será realizado durante as visitas que os agentes do PSF fazem nas residências aqui de Queluz. Caso o agente não encontre ninguém em sua casa, você pode se dirigir ao CCZ e realizar o registro lá no Centro. 

Outra questão de suma importância é estar em dia com a vacinação de seu cãozinho ou gato. Todo proprietário é obrigado a vacinar seu animal estimação. Isso pode ser feito de maneira gratuita durante as campanhas nacionais de vacinação que acontecem todos os anos. Em 2010 e 2011 o Governo Federal não achou necessário quer houvesse essa campanha, mas quando ela for realizada, nós avisaremos com antecedência. 

É muito importante lembrar que a vida de seu animalzinho de estimação é de sua responsabilidade. Alimentação, alojamento, higiene e saúde, são de inteira responsabilidade da família proprietária do animal. E se na sua rua tem aquele cachorrinho, que você coloca ração, uma vasilha de água e cuida dele como se fosse seu, de fato ele passa a ser seu e você será responsabilizado pelas atitudes dele! 

Será de responsabilidade do Centro de Controle de Zoonose, o CCZ, avaliar e tratar daqueles animais errantes – que vivem nas ruas – e de famílias carentes, que apresentem sintomas de alguma doença grave, como por exemplo, a raiva. Os agentes do CCZ vão orientar os proprietários quanto ao cuidado com seus animais e devolvê-los aos seus lares. 

Os animais encontrados na rua, em situação de abandono e doentes serão levados ao CCZ, avaliados, tratados, castrados e colocados a disposição para adoção. 

O Centro de Controle de Zoonose também irá promover campanhas e palestras de conscientização para que toda a população fique ciente dos cuidados que deve ter com seus animais de estimação. 

O CCZ está localizado na Casa da Agricultura, no Alto do Ginásio. Caso você ainda tenha alguma dúvida, ligue pra 3147-9050 e converse com a Enfermeira Dalva, que é coordenadora da Vigilância Epidemiológica ou com Agnaldo, coordenador da Vigilância Sanitária. O Centro de Controle de Zoonose está sob coordenação técnica do médico veterinário, Dr. Frederico que tem em sua equipe os médicos veterinários a Dr. Cristiana (Tuca) e o Dr. Eduardo. 

Esse é um trabalho de sucesso! Mas só é possível através da parceria e apoio de todos nós. Compartilhe essa ideia e ajude sua família a ter mais saúde!








Imaculada, secretária de Saúde
Veterinária Tuca no local de consultas 
Mesa de cirurgia
Recepção 


Baias de cães 

Baia de gatos 





0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

EXPEDIENTE

COMUNICA QUELUZ

COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE QUELUZ

RUA PRUDENTE DE MORAES, 100 - CENTRO

TEL1: (12) 3147-9020
TEL2: (12) 8854 -0600

prefeitura_queluz@yahoo.com.br

imprensaqueluz@gmail.com

TEL: (12) 3147-9021

MAPA DA CIDADE

 

EDITAIS E PUBLICAÇÕES

ONLINE

VISITANTES

Contador de visitas

CONTAS PÚBLICAS

TEMPO

CADASTRO E TRIBUTAÇÃO

TELEFONES ÚTEIS

VÍDEOS

PREFEITURA DE QUELUZ Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template