segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

QUELUZ INAUGURA SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA – SAMU

26/12/2011 

Queluz agora possui o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU, em plantão de 24 horas para casos de urgência e emergência. 

Na manhã da última sexta-feira, dia 23 de dezembro, o prefeito de Queluz, José Celso Bueno, juntamente com o vice-prefeito Laurindo Garcez, inauguraram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU de Queluz. 

Em seu discurso, o prefeito destacou sua alegria e satisfação em poder inaugurar mais esse serviço para comunidade queluzense e região. “Existem muitas dificuldade para se manter um serviço de saúde em um município. A constituição manda que a prefeitura destine 15% de seu orçamento para a área de saúde, mas sabemos que isso é muito pouco, por isso não temos medido esforços para complementar ainda mais essa verba e aqui em Queluz destinamos 27% do nosso orçamento para Saúde”, afirma o prefeito, lembrando que ao inaugurar o SAMU no município, o serviço de saúde municipal se torna cada vez mais estruturado. 

A secretária de Saúde, Imaculada Magalhães, acredita que com o SAMU a saúde de Queluz ganha ainda mais em qualidade. “Com a oportunidade de ter uma base do SAMU em nossa cidade, temos a certeza de estar mudando a realidade no atendimento de urgência e emergência do município, trazendo mais qualidade ao serviço de saúde”, salienta a secretária. 

A secretária de Saúde de Guaratinguetá, Nádia Meireles, também esteve presente na inauguração, explicou que o SAMU segue critérios do Ministério da Saúde e outros municípios, assim como Queluz, compõem a Base Regional de Guaratinguetá. Nádia também falou do empenho dos prefeitos para que o SAMU fosse uma realidade em nossa região. “Sem os esforços dos prefeitos e suas equipes, seria impossível implantar um serviço tão necessário quanto o SAMU, que vem para melhor a vida das pessoas que o que realmente importa”, afirma Nádia. 

Para o técnico em enfermagem, Frederico de Oliveira, que é um dos técnicos do SAMU em Queluz, é importante que a população valorize está ação da prefeitura. “O SAMU existe para atender a população e nós precisamos valorizar muito esse serviço oferecido aqui em Queluz, pois somos um município pequeno e temos uma estrutura de saúde que muitas das grandes cidades não têm”, afirma o técnico. 

O SAMU é uma realidade em Queluz e já está em plena operação. As ligações realizadas para o SAMU através do 192 serão atendidas pela base Regional em Guaratinguetá, lá acontecerá a triagem que estabelece qual ambulância – SAMU ou ambulância branca – será enviada para atender a ocorrência. 


Também estiveram presentes na inauguração o médico Carlos e a enfermeira Jucely, coordenadores do SAMU Regional em Guaratinguetá, Regina Zapa, articuladora da atenção básica da Secretaria Estadual de Saúde, Doutor Paulo Crivano, médico e diretor técnico da Santa Casa de Misericórdia de Queluz, o Presidente da Câmara de Vereadores de Queluz, João Antônio Corrêa Gonçalves, popularmente conhecido com Toninho Rolinha, os vereadores Verinha, Edmundo e Chiquinho, bem como a secretária de Promoção e Desenvolvimento Social Luciana Bueno, a secretária Administrativa Sueli Emilia Paiva, a secretária de Educação Maria Alice Ribeiro Costa, o secretário de Cultura e Turismo Vicente Vale, o secretário de Agronegócio Alexandre Bevilaqua, funcionários do serviço de saúde, da prefeitura municipal e diversos munícipes.


QUANDO CHAMAR O SAMU? 

O SAMU surgiu da necessidade de auxiliar a sociedade em situações de risco humano ou onde se faz necessário a presença de uma equipe de profissionais de saúde. Caso seja preciso chamar o SAMU, o faça imediatamente Uma equipe treinada irá atendê-lo e orientá-lo. Veja abaixo os principais tipos de atendimentos realizados pelo SAMU 192: 
  • Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios 
  • Em casos de Intoxicação 
  • Em caso de queimaduras graves 
  • Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto 
  • Em casos de tentativas de suicídio 
  • Em crises hipertensivas 
  • Quando houver acidentes/traumas com vítimas 
  • Em casos de afogamentos 
  • Em casos de choque elétrico 
  • Em acidentes com produtos perigosos 
  • Na transferência Inter hospitalar de doentes com risco de morte 
  • Acidentes de trânsito 
  • Acidentes domésticos 
  • Entre outros. 


Para que o SAMU possa atender prontamente aos chamados de urgência, é necessário contar, também, com a sua ajuda e de toda população. O SAMU atende a toda e qualquer chamada de urgência e, quando essa chamada for um trote, uma brincadeira de mau gosto, alguém que realmente esteja necessitando de socorro urgente, acaba ficando sem atendimento e com a vida em risco. Portanto, não passe "trote" e denuncie quem faz. Agindo assim, com consciência, você pode, também, estar salvando uma vida.


Equipe do SAMU Queluz, com o prefeito Jose Celso Bueno, o Vice-prefeito Laurindo Garcez, a primeira-dama Luciana Bueno, a secretária de Saúde Imaculada Magalhães, a secretária de Saúde de Guaratinguetá Nádia Meireles, o médico Carlos e a enfermeira Jucely, coordenadores do SAMU Regional em Guaratinguetá e a enfermeira responsável pelo SAMU em Queluz, Dalva Machado












Eenfermeira Jucely, coordenadora do SAMU Regional em Guaratinguetá, Presidente da Câmara de Vereadores de Queluz, João Antônio Corrêa Gonçalves, prefeito de Queluz José Celso Bueno, secretário de Cultura VIcente Vale, Doutor Carlos médico coordenador do SAMU Regional em Guaratinguetá , vereador Edmundo, secretária de Saúde de Guaratinguetá Nádia Meireles




 
Descerrando a faixa de inauguração do SAMU, o prefeito José Celso Bueno, na companhia do Doutor Paulo Crivano, da enfermeira Dalva Machado e a secretária de Saúde 



FOTOS: LUIS EDUARDO OLIVEIRA/PONTO QUELUZ DE CULTURA
MAIS FOTOS: FACEBOOK
FONTE: PORTAL SAÚDE

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

EXPEDIENTE

COMUNICA QUELUZ

COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE QUELUZ

RUA PRUDENTE DE MORAES, 100 - CENTRO

TEL1: (12) 3147-9020
TEL2: (12) 8854 -0600

prefeitura_queluz@yahoo.com.br

imprensaqueluz@gmail.com

TEL: (12) 3147-9021

MAPA DA CIDADE

 

EDITAIS E PUBLICAÇÕES

ONLINE

VISITANTES

Contador de visitas

CONTAS PÚBLICAS

TEMPO

CADASTRO E TRIBUTAÇÃO

TELEFONES ÚTEIS

VÍDEOS

PREFEITURA DE QUELUZ Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template