sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

WORKSHOP QUE DISCUTE O FORMATO DA GOVERNANÇA METROPOLITANA DA RMVALE E LITORAL NORTE ACONTECEU EM QUELUZ

17/02/2012

Com o tema "Construindo a Governança Metropolitana", o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, realizou na última quarta-feira, dia 15, , o segundo dos cinco workshops que acontecerão em todas as sub-regiões da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, a RMVale. 

O secretário Edson Aparecido define que a primeira ação concreta da  RMVale  é a realização desses workshops. "É fundamental que a sociedade conheça os instrumentos de governança metropolitana que foram criados recentemente e passem a participar desse momento novo de construção da nova visão a cerca dos desafios metropolitanos”, explica o secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido. 

Para o prefeito anfitrião, "a participação dos segmentos representativos da sociedade são fundamentais nesses workshops. As informações colhidas em mais esse encontro, ajudarão a nortear a criação dos conselhos e a criação das câmaras temáticas, atendendo as necessidade da nossa região", comenta o prefeito de Queluz, José Celso Bueno. 

O objetivo das reuniões é discutir com as entidades representativas da sociedade, com os vereadores e com a população em geral, o formato, a composição e as regras de funcionamento dos Conselhos Consultivos sub-regionais, assim como das Câmaras Temáticas. 

"Esse é o momento de estruturação dos instrumentos de governança  da RMVale. É um momento onde estamos construindo juntos, uma política sólida para que esse processo se sustente e perenize ao longo dos anos. Por isso, é tão fundamental que toda a sociedade participe da governança metropolitana que estamos criando", define Edson Aparecido. 

As reuniões contaram com as presenças de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, bem como do secretário titular da pasta, Edson Aparecido, de seis dos oito prefeitos da sub-região 4 (Arapeí, Areias, Bananal, Lavrinhas, Queluz e São José do Barreiro), os secretários das prefeituras de Cruzeiro e Silveiras, os deputados estaduais Pe. Afonso Lobato e Hélio Nishimoto, e demais autoridades e lideranças da sociedade das cidades da região. 

Para o presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Vale do Paraíba, deputado Pe. Afonso Lobato, "a Região Metropolitana é um excelente instrumento de organização regional que agora nós temos. Se compreendermos e assumirmos esse prosseguimento seremos testemunha do desenvolvimento do Vale Histórico", define. 

"A criação da região metropolitana é muito importante, principalmente para nós, das cidades do Vale Histórico. Toda essa motivação do nosso pessoal me faz lembrar a história do início de um incêndio na floresta onde o rei leão, desesperado para apagar o incêndio, perguntou ao pequeno beija-flor, se achava que apagaria o incêndio com a gota de água que levava no bico. O beija-flor respondeu: estou apenas fazendo minha parte. Com essa história quero mostrar que é hora de nos envolvermos e incentivarmos essa região metropolitana a cumprir o papel para ao qual ela veio, afinal, já nascemos grandes", conta o prefeito de Areias, José Antonio Fernandes. 

O secretário Edson Aparecido explica que, diferentemente da RM de São Paulo, no caso da  RMVale, ao mesmo tempo em que for acontecendo os workshops, serão criados os Conselhos de Desenvolvimento e Consultivos, além de também já trabalhar na organização da Agenda Metropolitana a ser realizada, possivelmente, no dia 4 de maio. "Vamos traçar metas e recortes de planejamentos estratégicos regionais, como me pediu o governador, para estimular o desenvolvimento dos municípios de economia deprimida e os com grandes áreas de preservação ambiental". 

Por fim, o secretário Edson Aparecido conta que "a RMVale caracteriza-se por sua diversidade. De um lado temos um pólo de desenvolvimento tecnológico no eixo da Dutra, altamente desenvolvido. Do outro lado, um conjunto de cidades com economia deprimida, na qual dependem quase que exclusivamente da prefeitura, onde ela é quem faz os maiores investimentos na cidade, além de ser a prefeitura a maior geradora de emprego e renda. Temos ainda uma cidade em uma ilha e do outro lado uma cidade no alto da serra. Por isso, um dos grandes desafios dessa região é encurtar as distâncias de desenvolvimento dessas cidades", enfatiza Edson Aparecido.
















0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

EXPEDIENTE

COMUNICA QUELUZ

COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE QUELUZ

RUA PRUDENTE DE MORAES, 100 - CENTRO

TEL1: (12) 3147-9020
TEL2: (12) 8854 -0600

prefeitura_queluz@yahoo.com.br

imprensaqueluz@gmail.com

TEL: (12) 3147-9021

MAPA DA CIDADE

 

EDITAIS E PUBLICAÇÕES

ONLINE

VISITANTES

Contador de visitas

CONTAS PÚBLICAS

TEMPO

CADASTRO E TRIBUTAÇÃO

TELEFONES ÚTEIS

VÍDEOS

PREFEITURA DE QUELUZ Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template