19/06/2012
A Secretária Municipal de Saúde de Queluz, através do setor de Vigilância Sanitária, está capacito desde abril, para realizar identificação das larvas de mosquito da dengue. O Laboratório de Análises Clinica, que está localizado na Ladeira São João, S/N, Centro – Queluz (ladeira da Delegacia), está equipado com microscópio que garante a execução do trabalho.
Conforme o técnico responsável pela leitura das larvas, João Barros, este novo instrumento de análises na cidade é muito importante, pois agiliza o resultado, principalmente em caso das larvas serem de Aedes Aegypti. Desse modo, a neutralização do foco se torna mais eficaz. "Antes, quando a identificação era feita pela SUCEN (Superintendência de Controle de Endemias), o retorno era demorado devido ao grande número de análises que o laboratório do Estado precisa realizar", constata.
Dois técnicos do laboratório de Queluz, João e Pedro, receberam treinamento com a equipe da SUCEN. João informa que as larvas são coletadas pela equipe agentes de vetores e agentes de saúde. “Depois que analisamos aqui, enviamos o lote de amostras para a SUCEN que, apesar de ter descentralizado a análise, continua supervisionando as análises”, afirmou o técnico.
0 comentários:
Postar um comentário