segunda-feira, 26 de novembro de 2012

VERÃO: CHEGADA DA ESTAÇÃO POTENCIALIZA CASOS DE DENGUE

26/11/2012 


Quando chega o verão - em 21 de dezembro - também chega a temporada de chuvas. Este é o cenário que o mosquito Aedes Aegypti, espera para se proliferar e espalhar por aí a temida dengue! 

Para fugir desse problemão e manter sua saúde e a da família em dia, é preciso aumentar os cuidados nessa época do ano e pedir a colaboração de todos os vizinhos. 

COMO EVITAR

A melhor maneira de evitar a dengue é combater o nascimento do mosquito. Para isso, é importante não deixar água parada (mesmo se estiver limpa), fechar bem caixas d’água, poços e outros depósitos de água. 

COMO EVITAR - Clique para ampliar


Além dessas recomendações, é importante: 

- Limpar calhas, lajes e quintais; 

- Trocar a água dos pratinhos de plantas por areia; 

- Guardar as garrafas de cabeça para baixo; 

- Manter ralos fechados; 

- Trocar a água dos animais de estimação pelo menos uma vez por semana e lavar os recipientes com uma bucha ou escova. 

Mas, você fez de tudo alertou todo mundo para que fizesse o mesmo, e ainda assim alguém foi picado pelo mosquito. E agora? O que fazer? 

A DENGUE 

A dengue é uma doença transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Tem por hábito picar durante o dia e se desenvolve em água PARADA e LIMPA. Não há transmissão por contato direto de um doente ou de suas secreções com pessoa sadia, nem por intermédio de água ou alimento. 

OS TIPOS DE DENGUE

O tempo médio do ciclo é de 5 a 6 dias, e o intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É só depois desse período que os sintomas aparecem. Geralmente os sintomas se manifestam a partir do 3° dia depois da picada do mosquito. A doença pode apresentar vários sintomas e quatro formas diferentes: 

- Infecção Inaparente: A pessoa é infectada pelo vírus, mas não apresenta nenhum sintoma da dengue. 

- Dengue Clássica: Apresenta sintomas semelhantes à gripe, dores musculares e nas articulações, enjôos, manchas vermelhas na pele, vômitos e dores abdominais. Esses sintomas duram em torno de uma semana. 

- Dengue Hemorrágica: Apresenta os mesmo sintomas da dengue clássica, mas há pioras após o terceiro ou quarto dia. A pessoa apresenta hemorragias e se não tratada, pode morrer. 

- Síndrome de Choque: É a forma mais grave da dengue. O paciente tem grande queda ou ausência de pressão arterial, além de apresentar inquietação, palidez e perda de consciência. Se não tratada com rapidez, pode matar. 

Na dengue hemorrágica, o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem. 

O doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar a evolução para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal. 


TRATAMENTO

TRATAMENTO - Clique para ampliar
Não existe tratamento específico para dengue, apenas tratamentos que aliviam os sintomas. 
Deve-se ingerir muito líquido como água, sucos, chás, soros caseiros, etc. Os sintomas podem ser tratados com dipirona ou paracetamol. Não devem ser usados medicamentos à base de ácido acetil salicílico e antiinflamatórios, como aspirina e AAS, pois podem aumentar o risco de hemorragias. 

É importante procurar orientação médica ao surgirem os primeiros sintomas, pois as manifestações iniciais podem ser confundidas com outras doenças, como febre amarela, malária ou leptospirose e não servem para indicar o grau de gravidade da doença.



COM INFORMAÇÕES DE http://www.dengue.org.br/


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

EXPEDIENTE

COMUNICA QUELUZ

COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE QUELUZ

RUA PRUDENTE DE MORAES, 100 - CENTRO

TEL1: (12) 3147-9020
TEL2: (12) 8854 -0600

prefeitura_queluz@yahoo.com.br

imprensaqueluz@gmail.com

TEL: (12) 3147-9021

MAPA DA CIDADE

 

EDITAIS E PUBLICAÇÕES

ONLINE

VISITANTES

Contador de visitas

CONTAS PÚBLICAS

TEMPO

CADASTRO E TRIBUTAÇÃO

TELEFONES ÚTEIS

VÍDEOS

PREFEITURA DE QUELUZ Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template