02/03/2011
MANECÃO E SUA TURMA SE PREPARAM PARA COMEÇAR A FOLIA. As cores do carnaval já pintam as ruas de Queluz desde o último dia 19, quando, oficialmente, o Manecão acordou para agitar os foliões.
Agora Manecão e sua turma estão sob os cuidados dos professores e artesões Lucas Barbosa e Lee dos Santos, que acertam os últimos detalhes para que os bonecões acompanhem o ritmo da animação dos foliões que lotarão a cidade.
Toda a equipe do Centro Cultural Malba Tahan trabalha, incansavelmente, para deixar o Espaço de Eventos 8 de Março com uma decoração descontraída para as 5 noites de folia!
O personagem principal é o Manecão, uma homenagem feita ao tradicional folião queluzense Olavo Romanelli. Romanelli, anos atrás se fantasiava de palhaço e saia pelas ruas sob o comando da banda Manecão, que encantava centenas de pessoas enquanto desfilava pela cidade.
Este ano Manecão recebeu uma nova companheira, Dona Oscarlina uma animada senhora que se dedicava aos festejos carnavalescos e foi uma das fundadoras da Escola de Samba Unidos do Morro
De acordo com Lee, a intenção é a cada ano resgatar a história de um folião queluzense e incorporá-lo a turma do Manecão. “Os bonecões nada mais são do que o resgate de nossa cultura. Através deles podemos reviver as histórias do carnaval queluzense”, declara Lee.
O carnaval em Queluz é ecologicamente correto! “Os bonecões são feitos em papietagem. Uma técnica que usa papel, goma e papel. Não usamos nada além de papeis, jornais, sacos de cimentos que virariam lixo”, afirma o artesão.
Cerca de 1 km de fitas coloridas e máscaras, das mais variadas, vão alegrar e enfeitar o local da folia. O Carnaval do Manecão começa na próxima sexta-feira, dia 4, a partir das 23h com as bandas Lalá Lelê e Requebraê. Nos dias 6 e 8 de março, a partir das 15h, as bandas comandam animadas matinês para as crianças aproveitarem o carnaval.
Manecão e seus amigos. O palhaço, símbolo da alegria, e sua companheira
Equipe do Centro Cultural Malba Tahan, que trabalham incansavelmente para o sucesso do Carnaval do Manecão (Thais Rejane, Lucas Barbosa, Lee dos Santos e Alessandra Mafra)
Parte interna dos bonecões. Arte em papietagem
Dona Oscarlina, nova integrante da Turma do Manecão
FOTOS: PAULO SAMPAIO?COMUNICA QUELUZ
1 comentários:
Ótima matéria, lindas fotos!
Queluz, fim de semana estou por aí!
Postar um comentário