Para atender adequadamente à Política Nacional de Educação Especial, a Secretaria Municipal de Educação, inaugurou na última segunda-feira, dia 28, duas Salas de Recursos Multifuncionais.
Essas salas servem como ponto de apoio para crianças com algum tipo de deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e/ou com altas habilidades. Ambas são equipadas com material em Braille (sistema de escrita e leitura para cegos), brinquedos educativos dos mais variados, utensílios escolares e domésticos adaptados, computadores adaptados e um profissional capacitado para orientar alunos e professores.
De acordo com Paula Moraes, responsável pelas salas de recurso em Queluz, as professoras que atendem aos alunos são especializadas no assunto. “São professoras com especialização em deficiência intelectual, estão aptas para atender as necessidades desses alunos", aponta Paula.
A Escola Capitão José Carlos de Oliveira Garcez abriga uma das salas de recursos. Para a diretora, Cristina Janet, a iniciativa é positiva e mostra a importância da inclusão de alunos com deficiência em todas as atividades, dentro e fora da sala de aula. "Essa é uma oportunidade para a aprendizagem realmente acontecer. Nessas salas os alunos recebem um atendimento especial, devido ao número reduzido de alunos. E isso é extremamente importante”, explica ela.
A mãe de um aluno da sala de recursos, Silvia Adriana Maximiano dos Santos, acredita que através da sala de recursos o filho conseguirá vencer as dificuldades. “Ele tem muita dificuldade. Escreve o nome ao contrário, não consegue contar de maneira adequada. Acredito que aqui ele vai aprender, vai se concentrar, será melhor”, acredita a mãe.
Uma das professoras, Celina de Aquino, diz que a prioridade nos encontros é o trabalho com atividades lúdicas. “Aqui é diferente da sala de aula. É tudo ensinado através de brincadeiras, de atividades lúdicas, para que a criança tenha vontade de vir e aprenda brincando”, afirma a professora.
As salas de recursos em Queluz atendem 25 crianças, divididas em turmas menores (no máximo cinco alunos). “Os alunos são atendidos no contra turno, ou seja, se estudam de manhã, frequentam a sala de recurso no período da tarde e vice-versa. Eles têm dois encontros semanais, com duração de duas horas”, esclarece Paula.
Todos os alunos da rede municipal que participam da sala de recursos passaram por avaliação com uma psicóloga e uma fonoaudióloga, que emitiram laudos indicando a necessidade do aluno em participar dessa sala. Os encontros acontecem de segunda a quinta-feira, das 7h às 12h, na Escola Arco-Íris e das 13h até as 17h, na Escola Capitão.
Alfabeto em Braille utilizado para ensinar alunos com deficiência visual
Teclado adaptado para alunos com paralisia cerebral
Professora Vanice apresentado um dos brinquedos utilizados nos encontros
FOTOS: PAULO SAMPAIO/COMUNICA QUELUZ
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