Amanhã é aniversário de Queluz. Conheça um pouco mais a história dessa linda cidade!
PONTE GOV. MÁRIO COVAS
Considerada um dos cartões postais da cidade, foi construída um pouco acima da ponte metálica que foi dinamitada durante a Revolução de 1932. Tem forma de um magnifico arco, foi inaugurada em 1937.
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
Foi à primeira estação ferroviária do Estado de São Paulo, a ser aberta ao tráfego em 1874 pela Estrada de Ferro D. Pedro II.
Foi desta Estação que o trem blindado fez a sua estreia na Revolução de 1932. Saindo de Queluz, ele aparece de surpresa fazendo "uma incursão diabólica nas linhas inimigas em direção ao Rio de Janeiro. Causou pavor entre os ditatoriais, que abandonaram as suas posições, as quais infelizmente não puderam ser retomadas pelos nossos; como sempre, faltavam tropas frescas aos paulistas". (Fontes: A Revolução de 32, Hernani Donato, 1982; Max Vasconcellos, 1928).
Narra-se que a estação inicial foi consumida por fogo. Por isso, em 1874, foi construído um novo prédio, bastante amplo, de estilo sóbrio, com janelas altas e grandes varandas que constituíam área de chegada pelo lado da rua e plataforma de embarque e desembarque de frente para a linha.
No século anterior, até a década de 60, era o local de encontro da sociedade e de visitantes, principalmente nos horários previstos para a chegada e saída dos trens de passageiros.
FOTOS: PAULO SAMPAIO/COMUNICA QUELUZ
0 comentários:
Postar um comentário