quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

JOVENS INGRESSAM NO MERCADO DE TRABALHO ATRAVÉS DO SERVIÇO RURAL

19/12/2012



Na pequena cidade de Queluz, interior de São Paulo, um grupo de 10 jovens, entre 16 e 20 anos, experimentam uma realidade diferente da de outros colegas da mesma faixa etária. 

Calma! Todos estudam, não deixam de frequentar uma balada, tem celular de última geração, um perfil no Facebook e só andam na moda. 

O que os diferenciam dos demais é a opção de aprendizagem que fizeram para o contra turno do período escolar: Decidiram se dedicar as práticas do trabalho no campo. Enxada, botas, luvas, um pacote de sementes e disposição para vencer o sol e a chuva são alguns dos requisitos para os que aceitaram o desafio. 

O projeto, que é fruto da parceria entre SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), FIBRIA – Unidade Jacarei, Instituto Votorantim, Sindicato Rural e a Prefeitura Municipal de Queluz, começa com o término da capacitação do Jovem Aprendiz Rural. Os participantes que mais se destacam no Jovem Aprendiz, passam por uma avaliação que qualifica 10 deles para o Jovem Produtor Rural. 

Um dos diferenciais é que esses jovens também se tornam monitores dos jovens aprendizes, trabalham com carteira assinada e recebem meio salário mínimo de R$311, pelas 04 horas trabalhadas, conforme a Lei n.º 10.097 de 2000 onde o Jovem Aprendiz é contratado através de Contrato por Prazo Determinado e resguardado os seus Direitos trabalhistas. “Com esse valor todos nós podemos contribuir em casa”, afirma Rute Lopes, de 19 anos. 

Mas o salário não vem de “mão beijada”, o trabalho é diário. A rotina par os participantes do programa Jovem Produtor Rural começa às 7h e termina com o fim da manhã, às 11h. Rute, Paulo Henrique (16 anos), Fernanda (19 anos), Larson (17 anos), Keila (19 anos), Douglas (15 anos), Magno (16 anos), Franciane (19 anos), Jefferson (19 anos) e Francielli (20 anos) se dividem em dois grupos de trabalho que revezam as manhãs de trabalho no Terreno Experimental, cedido pela Fibria. Além do terreno, a Fibria também cedeu todas as ferramentas de trabalho para os jovens produtores. 

Hoje, a rúcula, alfaces, cheiro verde, chicória, rúcula e abóbora que eles plantam, cuidam e colhem são vendidas para seis estabelecimentos da cidade. “E em cada sábado do mês uma dupla vai à feira da cidade vender os produtos que produzimos no terreno”, lembra Fernanda. A renda das vendas é revertida para a o pagamento de transporte dos jovens, compra de sementes e ração para as galinhas. Se a produção aumenta, todo mundo lucra. “Quanto mais dedicados forem ao projeto, mais alternativas criarem e mais aumentarem a produção, consequentemente a renda também aumenta e eles saem ganhando”, ressalta a pedagoga e coordenadora do projeto Luciana Elisei. 

Além de proporcionar renda e uma opção de trabalho para esses jovens, o programa trabalha outras relações da vida humana. “É muito aprendizado! Além de ter meu primeiro trabalho com carteira assinada, o Jovem Produtor Rural tem me ensinado a ser mais responsável, a lidar com outras pessoas, a conviver em grupo e me preparado para o mercado de trabalho. E isso vou carregar comigo para sempre”, agradece Fernanda. 

A equipe responsável por este projeto acredita na força transformadora que o jovem tem, por este motivo que o Jovem Produtor vem sendo um sucesso em Queluz nos dois anos em que acontece.









0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

EXPEDIENTE

COMUNICA QUELUZ

COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE QUELUZ

RUA PRUDENTE DE MORAES, 100 - CENTRO

TEL1: (12) 3147-9020
TEL2: (12) 8854 -0600

prefeitura_queluz@yahoo.com.br

imprensaqueluz@gmail.com

TEL: (12) 3147-9021

MAPA DA CIDADE

 

EDITAIS E PUBLICAÇÕES

ONLINE

VISITANTES

Contador de visitas

CONTAS PÚBLICAS

TEMPO

CADASTRO E TRIBUTAÇÃO

TELEFONES ÚTEIS

VÍDEOS

PREFEITURA DE QUELUZ Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template