Sete mulheres queluzenses tiveram a oportunidade de fazer nesta segunda (11) o exame de mamografia, disponibilizado pela Carreta da Mamografia do Projeto Pense Rosa, que estacionou em Cruzeiro e permaneceu durante quatro dias na cidade. Só nesta semana foram aproximadamente 600 exames de mamografia e papanicolau, todos agendados antecipadamente.
O caminhão, cedido pelo Hospital do Câncer de Barretos, percorre todo o Estado de São Paulo conscientizando as paulistanas sobre a importância da realização do exame para a prevenção do câncer de mama, que quando identificado em estágio inicial há até 95% de cura.
De acordo com a enfermeira da Secretaria de Saúde de Queluz, Marilda Uchôas Ferreira, as queluzense que fizeram o exame tem idade entre 40 a 69 anos e não tinham feito esse mesmo exame no último ano.
Ela explica que as três unidades do ESF (Estratégia Saúde da Família), instalados em Queluz, realizam um trabalho preventivo com as mulheres da cidade, com programas de orientação e acesso ao exame de mamografia, que deve ser realizado uma vez por ano nas mulheres acima de 40 anos – quando a incidência do câncer de mama é maior.
Uchôas ressaltou a importância da realização do exame. “É importante que as mulheres tenha essa conscientização e façam o exame de mamografia considerando que o diagnostico precoce do câncer de mama tem grandes chances de cura”, disse.
A campanha também será realizada em outras quarenta cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte. O foco é realizar o rastreamento do câncer através do exame de mamagrafia em mulheres com idade a partir de 40 anos. Associado a isso realizar também o exame de papanicolau para prevenção do câncer de colo de útero nas mulheres com vida sexual ativa.
0 comentários:
Postar um comentário