segunda-feira, 31 de maio de 2010

SHOW COM INIMIGOS DA HP ESTÁ CONFIRMADO NA FESTA DE SÃO JOÃO BATISTA EM QUELUZ


O grupo Inimigos da HP será a principal atração desta edição da Festa de São João Batista, que acontece de 19 a 24 de junho, na cidade de Queluz. O grupo sobe no palco do Espaço de Eventos 8 de Março no dia 23, penúltima noite da festa, e apresentará os principais sucessos de seus quase dez anos de carreira.

Os rapazes, que começaram com a banda quando ainda estavam na faculdade, arrastam multidões por onde passam. Seus shows são reconhecidos pela alegria e espontaneidade típica dos integrantes, além de apresentarem um novo estilo musical que vem ganhado cada vez mais adeptos, o pagode pop.

Os organizadores da festa ainda não divulgaram a programação completa do evento, que só deve ser liberada daqui alguns dias. A entrada dos shows será gratuita.

QUASE TRÊS MIL PESSOAS SE MEXERAM NO DIA DO DESAFIO EM QUELUZ

O dia ia amanhecendo e aos poucos as mulheres da melhor idade chegavam ao Clube do Trabalhador para mais uma aula de ginástica. Pelas trilhas, rodeadas de árvores e ar puro, alguns aproveitaram a manhã para caminhar. Foi assim que os queluzenses começaram a sua quarta-feira, dia 26, se movimentando e praticando exercícios para cuidar da saúde e somar pontos para a cidade no Dia do Desafio 2010.

De acordo com os organizadores do evento, aproximadamente três mil pessoas praticaram no mínimo 15 minutos de atividade física em Queluz.

Escolas, academias, empresas e o poder público municipal se uniram para movimentarem o maior número de pessoas possível e ajudarem a combater o sedentarismo.

O novo secretário de Esportes, José Fernando Geribello, que pelo primeiro ano esteve à frente do evento, avaliou positivamente a participação e a adesão da população no Dia do Desafio 2010. Ele disse que a data é importante para motivar as pessoas a praticarem regularmente algum tipo de atividade física.

Os professores de Educação Física e coordenadores do evento na cidade, Deise Maria de Oliveira e Mestre Vaqueiro, contaram que a maior importância de se dedicar um dia exclusivamente ao incentivo à prática esportiva, é que além de combater o sedentarismo e promover a saúde e o bem estar da população, muitos talentos podem ser descobertos nesses casos. “A pessoa vê a apresentação de uma dança, ou de uma modalidade esportiva que não conhecia, se identifica, e começa a praticá-la. É assim que começa”, falam.

Neste ano, Queluz competiu com os venezuelanos de Pau de San Ruan Bautista, uma cidadezinha com pouco mais de 13 mil habitantes. O resultado dessa disputa sadia, em que o maior prêmio é fazer o mundo se mexer, sai nos próximos dias.


Estudantes se exercitam no Calçadão durante as atividades do Dia do Desafio - FOTO: PAULO SAMPAIO/COMUNICA QUELUZ


Mais de duas mil pessoas passaram pelo Calçadão durante o Dia do Desafio, na quarta (26) - FOTO: PAULO SAMPAIO/COMUNICA QUELUZ


Secretaria Municipal da Educação faz demostração de judô durante o Dia do Desafio. A pasta disponibilizará as aulas para os alunos da rede de ensino da cidade a partir de hoje, fora do horário de aula. Cerca de 200 pessoas já se inscreveram - FOTO: PAULO SAMPAIO/COMUNICA QUELUZ

DEPUTADO PADRE AFONSO ESTEVE EM QUELUZ

O prefeito de Queluz e presidente do Consórcio do Vale Histórico, José Celso Bueno, recebeu nesta segunda-feira, dia 24, em seu gabinete, o deputado estadual Padre Afonso Lobato (PV).

Bueno conversou durante aproximadamente uma hora com o deputado, e aproveitou a oportunidade para agradecê-lo pelos recursos conseguidos através de emenda parlamentar.


Deputado Padre Afonso Lobato em Queluz - FOTO: PAULO SAMPAIO/COMUNICA QUELUZ


Prefeito José Celso Bueno, seu vice, Laurindo Garcez, deputado Padre Afonso, e representes do PV local - FOTO: PAULO SAMPAIO/COMUNICA QUELUZ


Prefeito José Celso Bueno ao lado do Deputado Padre Afonso Lobato - FOTO: PAULO SAMPAIO/COMUNICA QUELUZ


FOTO: PAULO SAMPAIO/COMUNICA QUELUZ

quinta-feira, 27 de maio de 2010

5ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CODIVAP SERÁ EM QUELUZ



O Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Mantiqueira realiza nesta sexta-feira, dia 28 de maio, em Queluz, às 11h, na Escola Capitão José Carlos de Oliveira Gracês.

Na ocasião será discutida a criação da Região Metropolitana, com a presença do Secretário de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo, Francisco Vidal Luna.

A 5ª Reunião Ordinária também irá discutir outros temas como: Recursos federais para o combate ao crack com o Tenente Orlando Lima, do Projeto Ação Semear. E sobre o PAC 2 com o superintendente da Caixa Federal , Ademir Losekan

A Escola Capitão José Carlos de Oliveira Gracês, fica na Praça Francisco das Chagas Lima, 168 – Alto da Matriz.

QUELUZ TEVE RECORDE DE PARTICIPAÇÃO NO DIA DO DESAFIO

Parte do planeta dedicou pelo menos 15 minutos desta quarta-feira, dia 26, para praticar alguma atividade física, no Dia do Desafio, que neste ano entrou em sua 15ª edição no Brasil.
O município de Queluz, interior de São Paulo, totalizou a participação de 2.783 pessoas que se mexeram junto com o mundo e colaboraram para o combate contra o sedentarismo.

Logo pela manhã, os queluzenses lotaram o Calçadão de Eventos à Rua Prudente de Moraes, com atividades como ginástica aeróbica, alongamento elástico, apresentações de judô, psy trance, powerlifting e cama elástica.

O professor Cidinho se exercitou junto com inúmeras pessoas do grupo da terceira idade, no Clube do Trabalhador.

No cronograma, ainda houve a participação de uma equipe da saúde que prestou serviços como aferição da pressão arterial e batimento cardíaco.

Nas escolas, partidas de futebol de professores e alunos e apresentações de dança também aconteceram por toda a cidade e encerram o dia de atividades.
Queluz competiu este ano com os venezuelanos de Pau de San Ruan Bautista.




FOTOS: PAULO SAMPAIO/COMUNICA QUELUZ

quarta-feira, 26 de maio de 2010

UM NOVO BAIRRO VAI SURGIR

Bairro do Fogueteiro receberá nova pavimentação, luz, esgoto e água tratada


No banquinho improvisado de madeira embaixo de uma árvore é praticamente impossível ficar sentado por muito tempo, sempre que um carro passa por perto tudo o que se vê é uma enorme nuvem de poeira. Essa é a realidade do Bairro do Fogueteiro, localizado a 2 km do centro de Queluz, às margens da Rodovia Nesralla Rubez, que liga a cidade a Areias.

Engana-se quem pensa que este é único problema do bairro. Os moradores ainda convivem com a escuridão das ruas e o mau cheiro que sai do esgoto a céu aberto. Mas, de acordo com o prefeito da cidade, José Celso Bueno, daqui a aproximadamente 60 dias um novo bairro irá surgir.

Em fase de iniciação estão as obras de captação subterrânea do esgoto, instalação de encanamento que proporcionará água potável aos moradores, colocação de 16 luminárias e ainda 2.706 m² de pavimentação em bloquete das ruas do bairro.

Com a bisneta de 2 anos no colo, que começa a acompanhar o surgimento de uma nova realidade no bairro, o aposentado Antônio Lopes disse estar muito feliz com as obras que estão acontecendo no local. Morador do Bairro do Fogueteiro desde 1972, quando havia apenas cinco casas, o aposentado acompanha de perto os trabalhos que acontecem na rua de sua casa e se diz satisfeito. “Essas obras serão muito importantes para a melhoria da qualidade de vida das pessoas aqui do bairro. Criei meus quatro filhos aqui, quando a realidade era outra, mas vou ficar feliz de poder ver meus bisnetos crescerem num bairro melhor”, fala o aposentado com um sorriso no rosto.

O prefeito explica que serão investidos aproximadamente R$ 200 mil nas obras, e que a captação de esgoto e a água tratada, é uma parceria entre a prefeitura e Sabesp, os demais trabalhos seguem com recursos de convênios assinados com o Governo do Estado, através de emenda do Deputado Gondim.




FOTOS: PAULO SAMPAIO/COMUNICA QUELUZ

QUELUZ ENFRENTA O SEDENTARISMO HOJE

Parte do planeta dedica o dia de hoje para praticar algum tipo de atividade física, no Dia do Desafio, que entra em sua 15ª edição no Brasil.

O município de Queluz, interior de São Paulo, pretende mexer inúmeras pessoas logo pela manhã desta quarta-feira, dia 26, no Calçadão, com atividades como ginástica aeróbica, alongamento elástico, apresentações de judô, psy trance, powerlifting e cama elástica.

Os queluzenses irão acordar cedo, as atividades começam às 7h e seguem até o meio-dia. Enquanto isso, os profissionais da área do esporte estarão convidando as pessoas que passarem pelo centro da cidade para dedicar no mínimo 15 minutos para a prática de algum exercício.

O evento no município traz este ano como tema a Copa do Mundo na África do Sul, além de trabalhar questões como trabalho em equipe, combate ao sedentarismo e incentivo as atividades físicas.

No cronograma, ainda está prevista a participação de uma equipe da saúde que estará no local prestando serviços como aferição da pressão arterial e batimento cardíaco.

Nas escolas, partidas de futebol de professores e alunos e apresentações de dança também estão programadas e encerram o dia de atividades na cidade.

Queluz compete este ano com os venezuelanos de Pau de San Ruan Bautista.

terça-feira, 25 de maio de 2010

QUELUZ PROMOVE 1ª PARADA AMBIENTAL NESTA SEXTA-FEIRA



Nesta sexta-feira, dia 28, aproximadamente duas mil pessoas estarão reunidas no Calçadão, no centro, das 8h às 13h, envolvidas numa ação a favor do meio ambiente, é a 1ª Parada Ambiental de Queluz. O evento tem como objetivo principal conscientizar o maior número de pessoas possível sobre a importância de se preservar os recursos naturais existentes no planeta.


Está prevista no cronograma da Parada, a plantação de 200 mudas de árvores nativas no terreno da Matarazzo, apresentação do espetáculo teatral “O dia em que a Terra parou”, a coleta de óleo, pilhas e baterias usadas, exposição de trabalhos recicláveis dos alunos da rede municipal de ensino, conscientização sobre o combate contra a dengue, palestra e diversas outras ações com foco na preservação ambiental.


O evento, promovido pela prefeitura da cidade por meio das secretarias da Educação e do Meio Ambiente, pretende mobilizar toda a população e incentiva-la a tomar iniciativas que promovam o respeito e o uso moderado dos bens naturais.


De acordo com a secretária municipal da Educação, Maria Alice Ribeiro Costa, iniciativas como a de Queluz estão se tornando comuns no mundo inteiro e cada vez reuni mais adeptos. “O mundo tem se preocupado com a preservação do meio ambiente. Os problemas podem estar longe de uma solução, mas temos que fazer a nossa parte, só assim poderemos começar a mudar esse cenário de depredação ambiental”, comenta.


Maria Alice disse que a ideia do evento surgiu como um alerta principalmente para as crianças, pois é incentivando as práticas ecológicas nessa faixa etária que será possível garantir um futuro melhor e mais sustentável. “Pode parecer um clichê ou algo assim, mas essa é a verdade, a humanidade já está sentindo os efeitos da destruição ambiental, é preciso fazer algo, e nós estamos fazendo”, afirma.


Rafael Rivelo, diretor municipal do Meio Ambiente, divide a mesma opinião com a secretária e disse que este será um dia para cada um avaliar suas atitudes e começar a planejar o que se pode fazer para colaborar. “São pequenas atitudes de cada um que vamos começar a ter um ambiente mais sustentável”, justifica.


O evento vai ao encontro com Dia do Meio Ambiente, no dia 5 de junho, e com a conquista da pré-certificação do selo Município Verde-Azul, dado a cidade pelo bom desempenho ambiental conquistado no ano passado.


O evento acontece no Calçadão, à Rua Prudente de Moraes, em frente a Prefeitura de Queluz, das 8h às 13h.

PARCEIROS

Policia Ambiental
Sabesp
INB
Defesa Civil
Associação Nativas
Arte Orgânica
Secretaria da Educação
Secretaria do Meio Ambiente
Secretaria de Esporte e Lazer
Secretaria de Obras e Serviços
Secretaria de Saúde
Secretaria do Agronegócio
Quiosque do Ligadinho
Cozinha Piloto
Oscip Vale a Pena
Habtec
SOA PEDRA


segunda-feira, 24 de maio de 2010

QUELUZ REALIZA COM ÊXITO SEGUNDA SEMANA DE MUSEUS

O Centro Cultural Malba Tahan, em Queluz, ficou mais movimentado do que o normal nos últimos dias. De 17 a 23 de maio, o espaço, que guarda momentos da história da cidade em cada metro quadrado de construção, abrigou diversas exposições e foi palco de interessantes discussões durante a segunda edição da Semana de Museus.

Passaram pelo local, profissionais como as professoras Juraci Conceição de Faria e Gisele Lemos da Silva, a arqueóloga Simone Ribeiro, a fotografa queluzense Alexandra Mafra e o curador do Museu do Ipiranga Dr. Paulo César Garcez, que trouxeram para o público a discussão e a reflexão de diversos assuntos durante a semana.

Exposições de fotos históricas, objetos, mobiliários, artefatos da Revolução de 1932, painéis com reproduções coloridas de cartas, telegramas, carimbos e cartões postais do Correio Militar do MMDC, além de máquinas fotográficas do início do século XX até a década de 1970 e objetos encontrados a partir da prospecção arqueológica na área que será inundada pela PCH QUELUZ, completaram o cardápio da semana ideal para os amantes da história e curiosos sobre o passado.

Na avaliação do secretário de Cultura e Turismo, Vicente Vale, um apaixonado assumido pela história da cidade, a segunda edição da Semana de Museus proporcionou aos queluzenses um contato mais próximo com o próprio passado e uma reflexão sobre o presente.

Vale considera importante esse evento pois é através dessas manifestações que é possível resgatar momentos da história de um povo. “A Semana de Museus vem preencher um espaço até antes vazio e assumir de vez a responsabilidade do poder público de oferecer a população o acesso ao conhecimento de suas próprias raízes”, finaliza.











FOTOS: PAULO SAMPAIO E REGISTRO SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO

ARRASTÃO CONTRA A DENGUE CONTINUA ATÉ AMANHÃ EM QUELUZ

Termina nesta terça-feira, dia 25, o arrastão contra a Dengue promovido pela secretaria Municipal de Saúde por meio das equipes de estratégia do Programa Saúde da Família (PSF) e Vigilância Sanitária Municipal.

Entre hoje, dia 24, e amanhã, 25, cerca de 30 profissionais divididos em duas equipes, estarão finalizando a procura por focos de procriação do mosquito da dengue nas residências da cidade. Os bairros São Benedito, São Geraldo e margens da linha férrea, estão recebendo a visita dos agentes nesta segunda. Já na terça, os bairros da Grota, Canção Nova e Figueira serão vistoriados.

O arrastão, que começou na semana passada, soma dados positivos e surpreendeu os profissionais de saúde que não estão encontrando focos de água parada e sim uma conscientização maior dos moradores, que além de fiscalizar sua casa, também exigem que os vizinhos se preocupem.

De acordo com as orientações da Vigilância Sanitária, neste período de chuvas o mosquito Aedes Aegypti, que transmite a doença, tende a se proliferar.

As equipes do arrastão, através de folders explicativos, orientam a população sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito, e recolhem das casas objetos e entulho que possam ser criadouros, como garrafas, latas, recipientes vazios e pneus.

A Vigilância também orienta que os moradores redobrem a atenção quanto os objetos que não podem ser removidos, como ralos de banheiro, vaso sanitário, bandeja de geladeira, vaso e prato de plantas, bebedouro de animais, entre outros, que também são potenciais criadouros.

Mas, alertam, é importante que este seja um trabalho continuo e que sempre que possível os moradores façam uma vistoria no quintal e no interior de suas casas a procura de água parada e eliminando esses possíveis focos.


Funcionários da saúde percorrem as ruas do centro da cidade visitando as casas e conscientizando os moradores a respeito da dengue - FOTO PAULO SAMPAIO/COMUNICA QUELUZ

Profissionais da saúde percorrem a cidade em busca de possiveis criadouros para o mosquito da dengue - FOTO PAULO SAMPAIO/COMUNICA QUELUZ

quinta-feira, 20 de maio de 2010

QUELUZ SE DESTACA NA ETAPA ESTADUAL DE POWERLIFTING

Competidores do município se deram bem e subiram ao pódio cinco vezes

Queluz levou sete atletas no último domingo, dia 16, para representar a cidade na seletiva do Campeonato Paulista de Powerlifting, que aconteceu em São Sebastião, litoral norte do estado.

A equipe, comandada pelo professor de Educação Física Breno Ramirez, voltou para casa com quatro primeiros lugares e um segundo lugar, em diferentes categorias, além de receberem um troféu por equipe.

Os competidores Francisco de Souza, na categoria 56kg, José Maria de Oliveira (até 82,5kg), Francisco Esteferson Alves Ferreira (até 67,5kg) e Janderson Rodrigues Sabino (até 75Kg), levaram o primeiro lugar. Já Marcos Vinicius da Silva Porto, na classe sub-junior com até 82,5kg, ficou com o segundo lugar em sua categoria.

A competição contou ao todo com a participação de 125 atletas vindos de várias cidades do estado, sendo 10 competido por cada categoria.

Os atletas que se destacaram nessa etapa, precisam passar por uma nova e conseguir êxito para se classificar e garantir a vaga no Campeonato Brasileiro.

Com o excelente resultado do grupo queluzense na competição, o professor Breno Ramirez acredita que a equipe teve seu momento inicial como todas as demais, e com um trabalho sério, como vem realizando, há grandes possibilidades de participarem pela segunda vez da etapa brasileira. “Este ano lutaremos mais uma vez para que possamos continuar lançando atletas para a Seleção Brasileira e divulgando sempre o nome da nossa cidade por todo o Brasil”.

Breno ainda revela que há chances da realização de uma quarta seletiva estadual em Queluz, mas que ainda será necessário acertar alguns detalhes para confirmação do município.

O professor ainda ressalta o importante papel da Prefeitura de Queluz, por meio da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer, no apoio aos atletas e ao incentivo à prática esportiva.

CURIOSIDADES SOBRE OS TRABALHOS DE ARQUEOLOGIA FIZERAM PARTE DO SEGUNDO DIA DA SEMANA DE MUSEUS EM QUELUZ

Com a população acompanhando a construção da Pequena Central Hidrelétrica em Queluz, com previsão para inauguração da primeira turbina em agosto, nada mais apropriado do que falar sobre como foram feitos os trabalhos de escavação arqueológica do local, pois esse foi o gancho da palestra da arqueóloga da HABTEC, Simone Ribeiro, que trouxe o tema “O trabalho arqueológico”, nesta terça-feira, dia 18.

Os alunos de algumas escolas da cidade e público em geral, acompanharam a explanação de Simone sobre o que vem a ser arqueologia e as etapas de trabalho.

O cronograma de palestras continua. Hoje, às 20h, a fotografa Alexandra Mafra fala “Da Lambe Lambe ao Chip”, e no domingo, às 10, o Dr. Paulo César Garcez fala sobre “Os museus para a harmonia social”.

A entrada é gratuita para todos os eventos.

Simone Ribeiro, da HABITEC Engenharia Ambiental


Da esq. para dir. Juliana Rivelo, Simone Ribeiro e Carla Fontanini, na seção de arqueologia da Semana de Museus


Palestrante Simone Ribeiro falou sobre os trabalhos arqueológicos na Semana Naciona de Museus


Alunos da rede municipal de Educação e público em geral acompanharam a palestra

terça-feira, 18 de maio de 2010

ESTUDANTES VISITAM EXPOSIÇÕES DA SEGUNDA EDIÇÃO DA SEMANA NACIONAL DE MUSEUS EM QUELUZ

A segunda edição da Semana Nacional de Museus começou ontem, dia 17, e segue até o próximo domingo, dia 23, no Centro Cultural Malba Tahan. Desde o primeiro dia, estudantes de diversas escolas da cidade têm passado pelo local para conferir as atrações da semana.

Entre os objetos expostos estão máquinas fotográficas, desde um modelo “Lambe Lambe” até a primeira máquina digital, que usava um disquete para armazenar as fotos, além de artefatos da Revolução de 1932, como capacetes, fuzil, roupas e objetos pessoais dos soldados.

Os alunos também assistem alguns vídeos que retratam momentos marcantes da Revolução e um documentário de 10 minutos produzido pelos queluzenses do extinto projeto audiovisual Kinema, que fala sobre o cenário de guerra instaurado na cidade durante as batalhas.

A visitação é aberta ao público e acontece das 8h às 22h, sempre com a presença de um profissional que estará guiando e explicando cada exposição.






FOTOS: PAULO SAMPAIO/COMUNICA QUELUZ

PROFESSORA JURACI CONCEIÇÃO FALA SOBRE MALBA TAHAN NA ABERTURA DA 2ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS EM QUELUZ

Reconhecida como uma das principais pesquisadoras sobre a vida do escritor, educadora é a primeira palestrante a participar do evento que segue até o domingo, dia 23

Quem foi Júlio César de Mello e Souza ? Um colecionador de sapos de louça, uma mente brilhante, uma espécie de Deus que brincava com os números e com as letras, um educador revolucionário, um pseudônimo do oriente, ou apenas um homem à frente de sua época, em pleno ano de 1895, quando nasceu ? Entender a mente desse escritor carioca, que passou parte de sua infância e juventude em Queluz, pode ser tarefa difícil para alguns, mas essa é a especialidade da Professora Juraci Conceição de Faria.

Reconhecida como uma das principais pesquisadoras sobre a vida do matemático, Juraci foi a principal atração da abertura da 2ª Semana Nacional de Museus, no Centro Cultural Malba Tahan, ontem, dia 17, com a palestra “Malba Tahan – Menino de Queluz, Homem dos Números e das Letras”, que atraiu jovens e adultos afins de conhecer sobre a magnífica história de vida deste homem que calculava.

Depois de uma enxurrada de informações sobre esse autor de 117 obras, entre elas, “O homem que calculava”, traduzido para 52 idiomas, a professora Giseli Lemos da Silva, recitou o conto “Na oitava Casa da Vida”, com forte entonação ao falar cada palavra, ela conseguiu emocionar o público presente.

Outras três palestras ainda estão programadas para acontecer durante toda a semana. Os visitantes que passarem pelo Centro Cultural Malba Tahan, também poderão conferir diversas exposições de fotos, documentos, vídeos, máquinas fotográficas e artefatos da Revolução de 1932.

A entrada é gratuita e a visitação acontece das 8h às 22h, até o domingo, dia 23. Para mais informações (12) 3147-1418.


Carla Fontanini, Professoras Giseli e Juraci Conceição e Juliana Rivelo - FOTO PAULO SAMPAIO COMUNICA QUELUZ


Professora Giseli recita conto de Malba Tahan; Espectadores atentos a leitura do conto - FOTO PAULO SAMPAIO COMUNICA QUELUZ


Professora Juraci Conceição fala sobre Malba Tahan - FOTO PAULO SAMPAIO - COMUNICA QUELUZ


Estante exposta com livros de Malba Tahan - FOTO PAULO SAMPAIO

PREFEITO DE QUELUZ VIAJA À BRASÍLIA EM BUSCA DE RECURSOS PARA A REGIÃO


O prefeito de Queluz e presidente do Consórcio do Vale Histórico, José Celso Bueno, esteve reunido nesta segunda-feira, dia 17, em Brasília, com os prefeitos José Rechuam e Marcos Tridon, no Mistério do Turismo, reivindicando obras de infraestrutura turística para o Consórcio Cercanias, que reuni 15 municípios dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Bueno aproveitou para apresentar um projeto de desenvolvimento sustentável do turismo receptivo nos seis municipios do Vale Histórico.

Outros três projetos foram encaminhados pelo chefe do executivo queluzense, que visa a construção de um arco da antiga ponte metálica, a criação do Museu Regional Ferroviário e a abertura de uma rua projetada, esses três últimos atenderão o município de Queluz.

Nesta terça-feira, dia 18, o coordenador do Consórcio do Vale Histórico e secretário de Cultura e Turismo de Queluz, Vicente Valle, juntamente com o prefeito, estarão na apresentação do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento) para as cidades com menos de 50 mil habitantes.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

PROFESSORA JURACI FARIA PARTICIPA DA ABERTURA DA SEGUNDA EDIÇÃO DA SEMANA NACIONAL DE MUSEUS

Começa hoje, dia 17, às 19h, a segunda edição da Semana Nacional de Museus, no Centro Cultural Malba Tahan, em Queluz. A Professora Juraci Faria, doutora em História da Matemática, abordará o tema “Malba Tahan – Menino de Queluz, Homem dos Números e das Letras”, e será a primeira palestrante a participar do evento, dando início a programação que segue até o dia 23.
Outras três palestras ainda estão programadas durante a semana, a arqueóloga Simone Ribeiro, o Dr. Paulo Garcez, Professor da USP e Curador do Museu do Ipiranga, e a fotógrafa Alexandra Mafra, integram o grupo de profissionais que abordarão diversos temas relacionados ao evento.
Durante todo o período estarão expostos: Museu de Arqueologia, Exposição Memória de Queluz, Artefatos da Revolução de 1932, Exposição de Documentos Históricos do séc. XVIII ao XX, máquinas fotográficas, Correio Militar do MMDC, Memória Malba Tahan e a exibição de filme sobre a Revolução de 1932 e de documentário sobre a cidade de Queluz.

Para o secretário de Cultura e Turismo da cidade, Vicente Valle, a continuação da parceria para a realização da Semana de Museus fortalece a ideia que as cidades do Vale Histórico são museus a céu aberto e a importância desses municípios para história do país.

Ele fala que a experiência do ano passado foi importante para aperfeiçoar o cardápio de atrações da semana. Só nesta edição serão quatro palestrantes, além do aumento significativo de peças expostas. Todas as visitas serão guiadas por profissionais que acompanharão os visitantes explicando todas as exposições.

Quando: de 17 a 23 de maio
Local: Praça Francisco das Chagas Lima, nº. 272, Alto da Igreja, no Centro Cultural Malba Tahan
Entrada: Gratuita

EXPEDIENTE

COMUNICA QUELUZ

COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE QUELUZ

RUA PRUDENTE DE MORAES, 100 - CENTRO

TEL1: (12) 3147-9020
TEL2: (12) 8854 -0600

prefeitura_queluz@yahoo.com.br

imprensaqueluz@gmail.com

TEL: (12) 3147-9021

MAPA DA CIDADE

 

EDITAIS E PUBLICAÇÕES

ONLINE

VISITANTES

Contador de visitas

CONTAS PÚBLICAS

TEMPO

CADASTRO E TRIBUTAÇÃO

TELEFONES ÚTEIS

VÍDEOS

PREFEITURA DE QUELUZ Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template