quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

ESTÚDIO TECELAGEM RECEBE VISITA DO PREFEITO

15/12/2011 


Prefeito de Queluz, visita Estúdio Tecelagem na manhã da quarta-feira, dia 14 de dezembro.

Tecendo oportunidades e geração de renda. É dessa maneira que o Estúdio de Tecelagem vem atendo as mulheres do Renda Cidadã e jovens e adolescentes com necessidades especiais. 

Com a oficina de tecelagem os principais focos do trabalho, realizado através da secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social, é fortalecer a autonomia e a emancipação dos participantes no mercado de trabalho, na busca de alternativas que possibilitem o crescimento deles como profissional. Além de ter um caráter educativo e terapêutico na formação das mulheres participantes do Renda Cidadã e pessoas com necessidades especiais. 

Todos os produtos desenvolvidos no Estúdio Tecelagem tem a renda da venda revertida compra de mais matérias e o lucro é revertido para os participantes do programa. 

Hoje são confeccionados jogos americanos, tapetes, panôs, caminhos de mesas, almofadas, xales, entre outras peças. “As pessoas interessadas em encomendar alguma peça, podem vir aqui ao Estúdio, escolher modelo, cor e nós confeccionamos”, explica Eliane, uma das professoras. 

O Estúdio Tecelagem vem conquistando o coração e os olhos dos queluzenses e visitantes do município, o que tem proporcionado um maior espaço no mercado do artesanato, possibilitando uma visibilidade e aumento expressivo das vendas. 

As peças produzidas estão disponíveis para comercialização no próprio Estúdio, visto que enquanto ainda estão sendo produzidas, as peças já estão reservadas por alguém. O Estúdio Tecelagem está localizado no prédio do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) sito à Rua Tenente Manoel França, s/n, Centro (Estação Antiga) e os produtos são vendidos entre R$6,00 a R$45,00. 

RESULTADOS ALCANÇADOS 

O artesanato no Vale Histórico tem importância não apenas histórica, mas econômica, social e cultural. Em todas as cidades dessa região, grande parte da população exerce a atividade artesanal como fonte de renda principal ou como única forma de obtenção de renda para a família. 

Os trabalhos desenvolvidos pelas mulheres participantes dos programas oferecidos pela secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social conseguiram dar novo sentido ao processo de geração de renda no município. Segundo Ivani Patrícia de Souza, uma das tecelãs do Estúdio, ela conseguiu triplicar o valor que recebe no Renda Cidadã depois que começou a atuar no Estúdio Tecelagem. “Estou feliz, porque além de conseguir triplicar minha renda em casa, me sinto bem quando estou aqui. Esqueço todos os problemas quando estou na frente do tear”, afirma a tecelã que consegue fazer de uma a oito peças por dia, dependendo do modelo escolhido. 

Ao longo do processo, essas mulheres tornam-se mais independentes e mais confiantes para tomar iniciativas na produção, além de melhorarem a autoestima. De acordo com Camila Taraban, professora responsável pelo Estúdio, as mulheres ficam mais ativas, mais confiantes, conversam e aprendem com maior facilidade. “E percebo que não podemos mais parar, na verdade não temos mais como parar. Elas tecem, preparam embalam, vendem e fazem a propaganda é por isso que já temos quase todas as peças vendidas antes mesmo de ficarem prontas”, afirma Camila. 

As ideias de preparação, produção e comércio desenvolvidas no Estúdio estão quebrando o paradigma de assistencialismo, com uma possibilidade de inclusão produtiva por meio das habilidades e competências de cada um. O Estúdio Tecelagem surge no mercado como uma oportunidade proporcionar uma melhor formação ou até uma profissão a essas mulheres. “Logo vou comprar meu tear, e vou poder continuar fazendo minhas peças até quando estiver em casa,” avisa Ivani. 

O prefeito José Celso Bueno esteve visitando as instalações do Estúdio Tecelagem na manhã da última quarta-feira, dia 14 de dezembro, e ficou muito feliz com o que viu. Em algumas ocasiões Bueno já havia compartilhado seu desejo ver Queluz com um segmento artesanal característico do município. Aliar isso a um aspecto social e exercê-lo como forma de terapia ocupacional para pessoas com necessidades especiais, é receita de sucesso! 

“Fico imaginando que daqui a alguns anos esse projeto terá proporções maiores, representando o município, fortalecendo o nosso turismo e a produção do artesanato local. Ver esse projeto se fortalecendo e transformando vidas, paga qualquer sacrifício”, disse emocionado o prefeito de Queluz.



 Ivani preparando um caminho de mesa
 Algumas das peças que estão disponíveis para a venda no Estúdio
 Panô do Divino 
Secretária de Promoção e Desenvolvimento Social, Luciana Bueno, a professora responsável pelo Estúdio Tecelagem , Camila Taraban e o prefeito de Queluz, José Celso Bueno
 O Estúdio Tecelagem funciona como uma terapia ocupacional para pessoas com necessidades especiais


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

EXPEDIENTE

COMUNICA QUELUZ

COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE QUELUZ

RUA PRUDENTE DE MORAES, 100 - CENTRO

TEL1: (12) 3147-9020
TEL2: (12) 8854 -0600

prefeitura_queluz@yahoo.com.br

imprensaqueluz@gmail.com

TEL: (12) 3147-9021

MAPA DA CIDADE

 

EDITAIS E PUBLICAÇÕES

ONLINE

VISITANTES

Contador de visitas

CONTAS PÚBLICAS

TEMPO

CADASTRO E TRIBUTAÇÃO

TELEFONES ÚTEIS

VÍDEOS

PREFEITURA DE QUELUZ Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template